Procon-MG promove curso sobre Publicidade, Consumo e Código de Defesa do Consumidor

Educadores, representantes de escolas , universidades, Procons Municipais, MDCMG, SESC, SENAC e CDL  participaram do evento

A 9ª edição do Curso Atualização em Ações Pedagógicas na Educação para o Consumo, promovido pelo Procon-MG, no último dia 05, apresentou um tema inédito – Publicidade, Consumo e CDC – e teve como objetivo refletir sobre o papel do consumidor frente à publicidade veiculada pelos meios de comunicação para a melhoria do mercado de consumo, bem como oferecer aos educadores subsídios pedagógicos para tratar o tema em sala de aula.

O curso, ministrado pelo Procon-MG, foi dividido em três módulos. No primeiro, Cristiane Gontijo, estagiária de Publicidade, discorreu sobre a diferença entre publicidade e propaganda, apresentou um breve histórico da criação publicitária no Brasil e sintetizou as estratégias utilizadas pelos publicitários ao elaborar suas campanhas; no segundo, Ricardo Amorim, assessor jurídico, fez uma reflexão sobre as estratégias e efeitos da publicidade, seguida da análise dos artigos do CDC referentes ao tema; no último, a representante do Programa Procon Mirim, Cássia Weber, apresentou um plano de ensino sobre o tema, no qual sugere atividades pedagógicas para o trabalho em sala de aula.

Sobre o curso, Waldir Teixeira Costa, Secretário Municipal de Educação de São Sebastião do Oeste, expôs sua “expectativa de colher informações, conhecer o Programa Procon Mirim, para uma possível implantação curricular nas escolas”, concluindo que trabalhar esse tema é interessante “já que temos de formar cidadãos conscientes dos direitos e deveres do consumidor”. Segundo o diretor de comunicação do Movimento das Donas de Casa (MDCMG), Mário Amaral, “o curso é muito importante não só para os profissionais de educação e sim, também, para os universitários, por serem formadores de opinião”. E Mariana Mayumi, professora da Universidade Federal de Viçosa, aconselhou: “Não compre. Tudo à nossa volta nos leva a consumir demasiadamente por indução. Respire, pense, volte pra casa e amanhã se você realmente precisar, compre.”

O curso integra as ações do Programa Procon Mirim, promovido pela Secretaria de Educação para o Consumo do Procon-MG, e está em plena consonância com um dos princípios da Política Nacional de Relações de Consumo que é a educação e informação de fornecedores e consumidores quanto aos seus direitos e deveres, com vistas à melhoria do mercado de consumo (art. 4º, IV, do CDC).

Para mais informações entre em contato com a Secretaria de Educação para o Consumo do Procon-MG: (31)3250-4680 ou proconeducacao@mp.mg.gov.br.

Anúncios

Uma resposta em “Procon-MG promove curso sobre Publicidade, Consumo e Código de Defesa do Consumidor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s