Procon-MG promove palestra para trabalhadores e aprendizes da Assprom

Ação visa a despertar nos adolescentes o interesse pelos direitos e deveres dos consumidores 

O Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), realizou, este mês de outubro, o 1° Dia De Pensar no Consumo Consciente, cujo público foram aprendizes e trabalhadores da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom), entidade que, há 35 anos, prepara adolescentes para uma melhor inserção no mercado de trabalho.

Em três horas, os servidores do MPMG Ricardo Amorim e Cássia Weber, ambos lotados no Procon-MG, fizeram exposições sobre direitos e deveres dos consumidores, bem como sobre a importância da prática de hábitos de consumo conscientes e planejados.

Os 110 adolescentes que participaram do evento realizado no auditório do Centro de Formação e Orientação Profissional II (Cefop) da Assprom, em Belo Horizonte, receberam um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e tiveram a oportunidade de conhecê-lo um pouco mais. Além do artigo 6º do CDC, que dispõe sobre os direitos básicos do consumidor, foram abordados os seguintes assuntos: cenário atual da sociedade de consumo, efeitos das publicidades na vida dos consumidores, principalmente, na dos adolescentes e as formas de se prevenir e proteger das práticas abusivas do mercado de consumo. Cada adolescente ainda recebeu o panfleto Seja um Consumidor Consciente.

Alenir Maria da Silva, educadora da ASSPROM, considerou a ação oportuna, por atender, ao mesmo tempo, à proposta curricular do Curso de Capacitação Inicial e do Programa Aprendizagem – atividades socioeducativas da entidade. De acordo com a adolescente Danaylla Priscila de Deus Gonçalves, “a palestra sobre o Código de Defesa do Consumidor apareceu na hora certa na ASSPROM porque agora nós, adolescentes trabalhadores, estamos entrando no mercado de consumo e, por isso temos que saber dos nossos direitos como consumidores. Os palestrantes nos mostraram que temos direitos de questionar muitas coisas (…) primeiro, como cidadãos e, segundo, como consumidores”.

O evento é uma das ações de educação para o consumo do Procon-MG, que, em consonância com a Política Nacional de Relações de Consumo, busca ampliar a divulgação das informações sobre os direitos e deveres dos consumidores para todos os segmentos da sociedade. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Educação para o Consumo do Procon-MG pelo endereço eletrônico proconeducacao@mp.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3250 4680.

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