Procon-MG amplia ações do Programa Procon Mirim em Belo Horizonte e no interior

Crianças de Itajubá, Nova Lima e Belo Horizonte participaram de eventos para divulgação dos direitos e deveres dos consumidores

O projeto Procon Mirim chegou ao Município de Itajubá e teve sua inauguração marcada por duas aulas: a primeira, realizada no dia 27 de setembro na Escola Municipal São Judas Tadeu, e a segunda, realizada no dia 19 de outubro na Escola São Vicente de Paulo.

Para aplicar o projeto no município, o coordenador do Procon Municipal de Itajubá, Vinícius Fonseca Marques, e duas educadoras participaram de cursos do Procon Mirim em Belo Horizonte. Além disso, o órgão municipal recebeu, via Promotoria de Justiça, exemplares da cartilha Procon Mirim: formando consumidores conscientes e encarte para distribuição nas escolas.

As aulas inaugurais contaram com a presença do promotor de Justiça de Defesa do Consumidor da Comarca de Itajubá, Otávio de Almeida Cabral; do prefeito municipal, Jorge Renó Mouallem; do coordenador do Procon municipal, Vinícius Fonseca Marques; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Itajubá – , Marcos Severino Ferreira; do secretário municipal de Educação, Harley David Vieira da Silva; do vice-prefeito municipal, Laudelino Augusto; do presidente da Câmara Municipal, Antônio Raimundo Santi; do secretário municipal de Educação; do coordenador do Procon municipal de Itajubá e da comunidade escolar.

Procon Mirim está presente em Nova Lima

O lançamento do Procon Mirim no Município de Nova Lima aconteceu no dia 21 de outubro, no teatro municipal Frazen de Lima. No evento promovido pelo Procon da cidade, estiveram presentes a secretária municipal de Educação, Maria Ângela Dias Lima Pereira; a coordenadora de Políticas para Mulheres de Nova Lima, Margarete Abranges Cruz; a servidora do Procon-MG Cássia Luisa Batista M. Weber, além de 470 alunos e 30 professores. Participaram também representantes de escolas estaduais, municipais e particulares daquele município, às quais foram repassadas 6.930 cartilhas – fruto de Termo de Cessão assinado com o Procon-MG autorizando a sua reprodução e distribuição.

Antes da solenidade de lançamento do projeto no município, o Procon-MG realizou um treinamento regional com o objetivo de capacitar educadores de 18 escolas municipais e cinco particulares para trabalharem o tema educação para o consumo no espaço escolar.

Procon Mirim participa também de ação no Colégio Batista

No dia 26 de outubro, o Procon-MG participou, no Colégio Batista de Belo Horizonte, do Congresso Criança Cidadã, voltado para alunos do 4º ano dessa instituição de ensino. A ação faz parte do projeto Criança Cidadã, que tem como um de seus temas cidadania e consumo.

As servidoras do Procon-MG Cássia Luisa Batista M. Weber e Jacqueline Araújo iniciaram as palestras sensibilizando o público através de uma abordagem sobre a diferença entre o necessário e o supérfluo. Em seguida, apresentaram aos alunos o quiz Consumidor Consciente (um teste de conhecimento sobre o Código de Defesa do Consumidor), que teve cada uma de suas respostas comentadas.

Essas ações fazem parte da política de educação para o consumo do Procon-MG, que tem entre seus programas o Procon Mirim, cujo objetivo é despertar nas crianças de sete a 12 anos o interesse pelos direitos e deveres do consumidor. Para mais informações sobre o programa e sua implementação, entre em contato pelo correio eletrônico proconeducacao@mp.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3250-4680.

Fonte: AssCom MPMG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s