Procon-MG realiza treinamento de educadores do Programa Procon Mirim em Guanhães e região

Participaram 72 educadores de escolas públicas, o promotor de Defesa do Consumidor de Guanhães, Márcio Kakumoto, e autoridades regionais

O Procon-MG realizou, dia 17, em Guanhães, o XII Treinamento Regional de Multiplicadores do Programa Procon Mirim – curso que tem como objetivo oferecer aos educadores subsídios teórico-pedagógicos sobre o Código de Defesa do Consumidor e Educação para o Consumo, auxiliando-os para trabalharem o tema em sala de aula.

O evento aconteceu no Salão da Câmara Municipal e contou com a participação de 72 educadores de escolas públicas e com a presença do promotor de justiça de Defesa do Consumidor de Guanhães, Márcio Kakumoto, do presidente da Câmara de Rio Vermelho, Ildemar Vicente Faria, do coordenador do Procon Regional de Guanhães, Francisco Justino Fernandes, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação das cidades de São João Evangelista, Guanhães, Rio Vermelho, Coluna e Divinolândia.

Os educadores representaram os municípios de Rio Vermelho, São João Evangelista, Dores de Guanhães, Virginópolis, Divinolândia de Minas, São Geraldo da Piedade, Senhora do Porto, Paulistas, Sabinópolis, Materlândia, Coluna, Gonzaga e Guanhães.

O promotor de Justiça da Comarca de Guanhães, Márcio Kakumoto, abriu o evento falando sobre a função do programa de defesa do consumidor e sobre o objetivo do treinamento do Programa Procon Mirim: fomentar o interesse pelos direitos e deveres do consumidor não só nas crianças, como também nos adultos.

Em seguida, o assessor jurídico do Procon-MG, Ricardo Amorim, ministrou a primeira palestra discorrendo sobre os conceitos presentes no Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal 8078/90) e as relações de consumo. No segundo momento do curso, a oficial do Ministério Público Estadual, Jacqueline Araújo, apresentou aos educadores um planejamento com ações e atividades que os ajudarão a trabalhar com a educação para o consumo em sala de aula.

O Secretário Municipal de Educação, Cláudio Oscar Pimenta Dias, elogiou o evento: “Saio daqui muito otimista e satisfeito pelo Procon Estadual ter enxergado na educação esse parceiro, já que somos multiplicadores dessas informações”. Para o diretor do Procon Regional de Guanhães, Francisco Justino Fernandes, o treinamento é uma ação que traz benefício a toda sociedade.

Durante o treinamento, foram distribuídos exemplares do Código de Defesa do Consumidor, camisas “Os dez mandamentos do consumidor consciente”, panfletos “Seja um consumidor consciente”, além de 2.000 cartilhas e 7.500 encartes para 35 escolas. Os educadores ainda receberam um roteiro para avaliação das atividades que eles desenvolverão em sala de aula, o qual deverá ser enviado à Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Guanhães, que, após recebimento, agendará solenidade de entrega do kit escolar Procon Mirim a cada aluno que houver participado das atividades de educação para o consumo em sua escola.

Para mais informações sobre o programa e sua implementação, entre em contato pelo correio eletrônico proconeducacao@mp.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3250-4680.

Fonte: AssCom MPMG/ Folha de Guanhães

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s