Seja um consumidor mais consciente!

Confira dicas do Procon-MG para ser um consumidor mais consciente:

CONHEÇA O CDC
A Lei Federal nº 8.078/90, conhecida como Código de Defesa do Consumidor (CDC), estabelece direitos e obrigações para consumidores e fornecedores. Conheça essa lei. Torne-se um consumidor mais consciente e faça ótimos negócios.

CUIDADO COM OFERTAS VANTAJOSAS
Pesquise os preços, avalie produtos e serviços ofertados. Informe-se sobre o fornecedor (loja, supermercado, etc.). Atrás de um suposto bom negócio, pode estar uma tremenda dor de cabeça.

VALORIZE SEU DINHEIRO
Ande um pouco mais. Pesquise o preço do produto ou do serviço antes de adquiri-lo. Isso não é perda de tempo. É economia de dinheiro!

PLANEJE SUAS COMPRAS
Não compre por impulso. Pesquise antes e adquira somente produtos e serviços necessários. Compre menos e melhor.

AVALIE RÓTULOS
Tenha o hábito de observar as embalagens dos produtos e leia as informações de seus rótulos. Escolha aqueles que melhor atendam a suas necessidades. Evite produtos prejudiciais a sua saúde.

EXIJA A NOTA FISCAL
E não se esqueça de conferir os dados (nomes do estabelecimento e produto, quantidade, data, preço) registrados na nota fiscal ou cupom fiscal.

EXERCITE CIDADANIA
Sentiu-se prejudicado? Reclame diretamente com o fornecedor e, sendo necessário, procure um órgão de defesa do consumidor e registre sua reclamação.

CONSULTE O PROCON
Procon é o órgão que atua na defesa do consumidor. Procure o Procon de sua localidade. Se ele não existir, faça contato com o Procon Estadual.

GUARDE RECIBOS E DOCUMENTOS
Guarde todos os documentos relacionados à compra do produto ou à aquisição do serviço. Eles são indispensáveis para resolver possíveis problemas.

CONSUMA COM RESPONSABILIDADE
Avalie suas escolhas e seus hábitos de consumo. Prefira produtos que não prejudiquem o meio ambiente. Preserve o planeta!

LEIA O CONTRATO
Leia com cuidado o contrato e os documentos a serem assinados. Ainda há dúvidas? Então, procure um órgão de defesa do consumidor e peça ajuda.

O Procon-MG está localizado à Rua Dias Adorno, 347, Santo Agostinho – Belo Horizonte/MG – Tel.: (31) 3250-5010. Para registrar reclamações que envolvam interesse coletivo, clique aqui. Consulte lista de Procons.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s