Alunos de escola pública de Contagem recebem kit escolar Procon Mirim

Cerca de 380 crianças da Escola Estadual Professora Lígia Maria de Magalhães conversaram com servidores do Procon-MG sobre consumo consciente

O Procon-MG visitou, em 30 de novembro, a Escola Estadual Professora Lígia Maria de Magalhães, localizada no bairro Colorado, em Contagem-MG, com o objetivo de contemplar os estudantes com kit escolar do Programa Procon Mirim. A escola, que implementou o mencionado programa em 2009, vêm, anualmente, desenvolvendo ações educativas com a cartilha “Procon Mirim: Formando Consumidores Conscientes”.

As servidoras do Procon-MG Célia Maria Alves Pinto e Jacqueline Araújo, acompanhadas da estagiária de Jornalismo, Kelly Cristine de Oliveira Marinho, visitaram 14 turmas do 1º ao 6º ano, nas quais tiveram uma rápida conversa com os alunos sobre o que haviam aprendido com a cartilha. Aproveitando a proximidade das festas de fim de ano, falaram aos alunos sobre necessidade de se pensar num Natal sem consumismo, procurando enfatizar a importância do amor e respeito na família e a necessidade de se valorizar mais o Ser do que o Ter – momento no qual foram apresentadas alternativas para os presentes natalinos: brincadeiras, piqueniques, reuniões em famílias, momentos com os filhos e pais.

Foi entregue um kit do Procon Mirim – composto por uma sacola, um bloco de anotações, um lápis, uma borracha e uma régua personalizados com o personagem “Dudu” – para cada criança que participou das ações do programa em 2011.

Para receber o kit, essa escola precisou implementar o programa, por meio do trabalho com a referida cartilha, e encaminhar à Secretaria de Educação do  Consumo do Procon-MG um relatório das atividades desenvolvidas no espaço escolar. Maria do Carmo Almeida Leite, professora responsável pela condução dos trabalhos naquela escola, afirmou que é muito gratificante trabalhar com as crianças o tema Educação para o Consumo, pois o que elas aprendem levam para a vida inteira.  Acrescentou, ainda, que é um prêmio ter a cartilha do Procon Mirim e seu encarte em mão, já que ela auxilia na formação de um consumidor mais consciente.

Confirmando essas declarações, a estudante Luana Auxiliadora Lima declarou  “com o estudo da cartilha, aprendi que, para me proteger dos maus fornecedores, precisarei de conhecer o Código de Defesa do Consumidor”.  Já Ludmila Ferreira Lino afirmou “Agora, caso meus pais comprem um produto com defeito, vou falar para eles consultarem o código”.

O Programa Procon Mirim, criado em 2005, tem por objetivo despertar nas crianças de 07 a 12 anos o interesse pelos direitos e deveres do consumidor, os quais, uma vez exercidos, contribuem para a efetivação da cidadania. o Procon Estadual oferece aos educadores treinamentos periódicos e auxílio no planejamento das ações de educação para o consumo. Mais informações sobre o Programa Procon Mirim  e a distribuição dos kits escolares podem ser obtidas pelo telefone (31) 3250-4680 ou pelo endereço eletrônico proconmirim@mp.mg.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s