0800 para cartão de crédito é assegurado através de ação do MDC-MG

Reconhecendo o direito expresso do Código de Defesa do Consumidor o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais julgou procedente a Ação Coletiva ajuizada pelo MDC/MG, determinando o restabelecimento do canal telefônico gratuito de atendimento aos usuários dos cartões de crédito disponibilizados pelas Administradoras de Cartão de Crédito/Instituições Financeiras, seja via 0800 ou similar, vedado qualquer outro canal que importe em pagamento de tarifas ou gastos adicionais para os consumidores.

Em outubro de 2002, o Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais ajuizou uma Ação Civil Pública requerendo que as Empresas Administradoras de Cartão de Crédito/Instituições Financeiras retornassem com o atendimento gratuito ao consumidor.

A ação foi baseada no Código de Defesa do Consumidor que prevê expressamente o direito do consumidor em obter uma informação adequada e clara sobre os serviços contratados.

Como as Administradoras de Cartão de Crédito/Instituições Financeiras são as responsáveis pela celebração dos contratos com os consumidores incube a elas de forma inequívoca, na condição de fornecedoras diretas do serviço, disponibilizar o atendimento gratuito e não impondo canais de atendimento oneroso, como ocorre.

A informação é parte essencial do contrato. A obrigatoriedade do dever de informação gratuito não se restringe á fase pré-contratual, denominadas “propagandas”, devendo ser cumprido pelas prestadoras de serviço durante todo o período contratual, especialmente no momento de cobrança das dívidas, já que se trata da fase de maior dúvida.

Cumpre informar que ao celebrar um contrato de prestação de serviços o consumidor adquire o direito de informação, que não deve ser condicionado a qualquer espécie de pagamento.

A decisão é passível de recurso, visto que ainda não transitou em julgado.

Fonte: Movimento das Donas de Casa e Consumidores – MG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s