Treinamentos do Procon-MG capacitam educadores e fornecedores

Encontros aconteceram em Santos Dumont e Brumadinho

Com o objetivo de capacitar educadores para o desenvolvimento de ações pedagógicas que promovam a Educação para o Consumo no espaço escolar, foram realizados em Santos Dumont – 8 de março – e Brumadinho – no dia 13 – os XVI e XVII Treinamentos Regionais de Multiplicadores do Programa Procon Mirim.

Em Santos Dumont, o curso aconteceu pela manhã na Fundação Educacional São José, com a presença de 60 participantes. Todos receberam material de apoio pedagógico, a camisa “Os dez mandamentos do consumidor consciente, um exemplar da cartilha Procon Mirim e de seu encarte, um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e um panfleto “Seja um consumidor mais consciente”. Às 19 escolas participantes foram distribuídas 1003 cartilhas “Procon Mirim: Formando Consumidores Conscientes” e 3003 encartes.

Já em Brumadinho, o encontro foi realizado, à tarde, na Secretaria Municipal de Educação, com a presença de 62 participantes, representantes de  24 escolas. Nesse evento, foram distribuídas 1375 cartilhas “Procon Mirim: Formando Consumidores Conscientes” e 2862 encartes às escolas, além de material de apoio pedagógico, camisa “Os dez mandamentos do consumidor consciente”, um exemplar da cartilha Procon Mirim e de seu encarte, um exemplar do CDC e um panfleto “Seja um consumidor mais consciente” a todos os educadores.

Os palestrantes Cássia Luisa Weber e Eduardo Valadares Cabral expuseram o conteúdo de artigos do CDC, abordando os princípios que regem a Política Nacional de Relações de Consumo, os direitos básicos do consumidor e as ações pedagógicas concernentes à Educação para o Consumo, a serem desenvolvidas, na sala de aula, pelos educadores.

Direito do consumidor para fornecedores

Santos Dumont – No dia 7 de março, à noite, o Procon-MG realizou, nessa cidade, o VI Curso de Direito do Consumidor para Fornecedores, que contou com a presença de 112 participantes – proprietários, prepostos e funcionários do comércio em geral  – e teve como objetivos sensibilizar os participantes sobre a importância de se observarem as regras de cada segmento do mercado para garantir a saúde, segurança e demais direitos dos consumidores, bem como informá-los sobre as principais irregularidades encontradas pelos agentes fiscais do Procon-MG.

Os palestrantes abordaram as infrações mais comumente constatadas, como produtos impróprios para o consumo (com prazo de validade vencido, avarias, adulterações, etc.), ausência de informações essenciais, práticas abusivas/infrativas (venda casada, imposição de limite quantitativo, negativa de fracionamento, etc.), ausência/deficiência da informação sobre o preço, oferta/publicidade enganosa, etc.

Integraram a equipe do Procon-MG na ministração dos referidos cursos os servidores Célia Maria Alves Pinto, Jacqueline Rodrigues Araújo, Regina Sturm Vilela e Ricardo Augusto Amorim César.

Para mais informações sobre a implementação do Programa Procon Mirim, bem como sobre os cursos para fornecedores, entre em contato com a Escola Estadual de Defesa do Consumidor do Procon-MG: (31) 3250-4680 ou proconeducacao@mp.mg.gov.br.

Fonte: Secretaria de Educação para o Consumo do Procon-MG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s