Procon-MG realiza a segunda etapa de implementação do Programa Procon Mirim na Escola Municipal Marconi

Equipe pedagógica recebeu informações sobre os direitos e deveres dos consumidores

O Procon-MG iniciou, em março de 2012 na Escola Municipal Marconi, o projeto “Procon Mirim na Escola” com o objetivo de avaliar o processo de implementação das ações  educativas propostas pelo Programa Procon Mirim para a abordagem dos direitos e deveres dos consumidores, principalmente no que se refere ao trabalho em sala de aula com a cartilha “Procon Mirim: Formando Consumidores Conscientes”.

A primeira etapa, constituída de uma aula inaugural realizada no dia 15 de março, visou sensibilizar os estudantes e professores das 11 turmas envolvidas sobre a importância de se conhecer os direitos e deveres dos consumidores para a melhoria do mercado de consumo. Na ocasião, foi citado o fato histórico que originou o Dia Internacional dos Direitos do Consumidor e sua repercussão mundial.

A segunda etapa foi realizada no dia 20 de março e teve como público alvo a equipe pedagógica da EM Marconi, que participou do curso “Treinamento de Multiplicadores do Programa Procon Mirim”, promovido pelo Procon-MG. Nele, os participantes receberam informações teóricas sobre o direito do consumidor, esclarecimentos sobre a abordagem pedagógica do tema dentro do espaço escolar e material didático (um exemplar do Código de Defesa do Consumidor – Lei Federal 8078/90 – , um exemplar da cartilha Procon Mirim, uma camisa “Os dez mandamentos do consumidor consciente” e textos). A escola recebeu  cartilhas para a biblioteca e encartes a serem distribuídos aos estudantes envolvidos.

A próxima etapa será o acompanhamento, pelo Procon-MG, da aplicação, em sala de aula, das orientações repassadas aos professores durante o referido curso. Para tanto, foi programada uma visita às turmas da escola Marconi, a cada mês, de abril a junho, momento no qual servidoras do órgão estarão em contato com a equipe pedagógica e com os estudantes, para o levantamento de dados sobre o processo de ensino e aprendizagem intermediado pela cartilha do programa Procon Mirim.

Mais informações sobre a implementação do Programa Procon Mirim poderão ser obtidas pelo telefone (31)32504680 ou pelo correio eletrônico proconeducacao@mp.mg.gov.br.

Fonte: Secretaria de Educação para o Consumo do Procon-MG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s