Procon-MG promove ações de educação para o consumo para crianças e adolescentes

Ação visa a despertar nos estudantes do colégio Marconi e nos adolescentes da Assprom o interesse pelos direitos e deveres do consumidor

O III Dia de pensar sobre o consumo consciente promovido pelo Procon-MG, na sede da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom), em Belo Horizonte, contou com a presença de 82 jovens entre 16 e 20 anos. O objetivo do evento é despertar o interesse pelos direitos e deveres do consumidor.

Durante duas horas, as servidoras do Procon-MG Christiane Vieira Soares Pedersoli e Jacqueline Araújo ministraram palestras sobre os apelos consumistas direcionados aos jovens, noções básicas sobre Direito do Consumidor/Código de Defesa do Consumidor (CDC) e dicas para um consumo consciente. Os participantes puderam esclarecer suas dúvidas sobre os assuntos tratados e, ao final, receberam um exemplar do CDC e o panfleto informativo “Seja um consumidor mais consciente”.

Estudantes do colégio Marconi recebem kits do Procon Mirim – O procon-MG visitou a Escola Municipal Marconi, localizada na região centro-sul de Belo Horizonte, para entregar o kit escolar Procon Mirim para cerca de 60 crianças que participaram das ações em educação para o consumo desenvolvidas por educadoras daquela instituição de ensino com o apoio da equipe da Escola Estadual de Defesa do Consumidor (EEDC).

O primeiro momento, conduzido pelas servidoras Cássia Weber e Jacqueline Araújo, foi marcado por uma aula inaugural para cerca de 300 crianças, no dia 15 de março – Dia Internacional do Consumidor. Depois, no dia 19 de março, foi realizado treinamento para educadores, com o objetivo de capacitá-los a trabalhar com o tema em sala de aula. Em abril, as servidoras do Procon-MG voltaram ao Marconi para realizar um quizz sobre os direitos e deveres do consumidor com os estudantes, como forma de avaliar a assimilação do conhecimento adquirido em sala de aula. Assim, depois de estudarem sobre o assunto, as crianças de 7 a 12 anos foram contempladas com um kit escolar do Procon Mirim – composto de  bloco de anotações, lápis, borracha e sacolinha ecológica com a identificação do Programa Procon Mirim – o qual tem por finalidade reforçar a divulgação de um consumo mais consciente.

Essa foi a primeira escola mineira que implementou o Programa Procon Mirim sob a supervisão e acompanhamento da equipe da EEDC, vinculada ao Procon-MG.  As educadoras darão continuidade às ações do programa no segundo semestre, oportunidade em que será realizada uma avaliação do processo de ensino e aprendizagem baseado na cartilha “Procon Mirim: formando consumidores conscientes”.

Essas são duas das ações de educação para o consumo da EEDC que tem como um de seus objetivos viabilizar, por meio da (in)formação, o exercício dos direitos e deveres dos consumidores. Para mais informações sobre o Dia de pensar sobre o consumo consciente – destinado a adolescentes – bem como sobre a implementação do Programa Procon Mirim em escolas públicas e particulares de Minas Gerais, entre em contato com a EEDC pelo telefone (31) 3250-4680 ou pelo e-mail eedc@mp.mg.gov.br.

Fonte: Procon-MG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s