Procon-MG promove curso de capacitação do Sindec

Servidores de 11 Procons mineiros participaram de aulas teóricas e práticas

 

A Promotoria Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-MG), por meio da Escola Estadual de Defesa do Consumidor,  realizou, nos dias 21, 22 e 23 de janeiro, na sala de treinamento do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) da PGJ, o 42º Treinamento do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) Módulo I: Capacitação. O objetivo foi apresentar o Sindec aos novos servidores dos procons municipais mineiros além de capacitá-los para o uso da ferramenta.

O Sindec é um programa que integra, em rede, as ações e informações da Defesa do Consumidor. Ele institui uma base de dados nacional e estadual que disponibiliza informações e gráficos em tempo real; cria novos mecanismos para inclusão de dados pelos órgãos municipais e, ainda, estabelece a base tecnológica necessária à elaboração de Cadastros Estaduais e Nacional de Reclamações Fundamentadas.

A elaboração do cadastro está previsto no Código de Defesa do Consumidor, que representa o trabalho do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e dos Procons integrados, formando um todo harmônico para proteção estratégica e qualificada dos consumidores de nosso país.

O curso foi destinado aos servidores que não fizeram nenhum treinamento anteriormente. A qualificação nesse módulo é requisito para quem quiser participar, futuramente, de cursos de especialização do Sindec.

Participaram do treinamento 18 servidores de Procons mineiros (Belo Horizonte, Congonhas, Guapé, Itabirito, Itajubá, João Pinheiro, Monte Carmelo, Pains, Santos Dumont, Timóteo e Visconde do Rio Branco). O corpo docente presente foi formado pelo presidente do Fórum dos Procons Mineiros e coordenador do Procon Municipal de Itajubá, Vinicius Fonseca Marques, pelo servidor do Procon-MG e gestor do Sindec, Ricardo Wagner Diniz Costa e pelo representante do Suporte Técnico do Sindec, Henrique Bloom.

Os temas abordados no curso foram:

·    Fundamentos de Atendimento
·    Utilização da Carta de Investigação Preliminar – CIP
·    Transformação da CIP em Reclamação
·     Processos Administrativos
·    Cadastro de Reclamações Fundamentadas
·    Operacionalização do Sindec (aula prática).

O Procon Municipal que desejar ser integrado ao Sindec deverá fazer contato com o Procon Estadual, por meio do telefone (31) 3250-4685 ou pelo endereço eletrônico sindec@mp.mg.gov.br.

Fonte: Procon-MG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s