Procon-MG participa de Rodada Jurídica na Fundação Torino

120 alunos assistiram às palestras sobre Direito e Cidadania

No dia 24, o Procon-MG, por meio da Escola Estadual de Defesa do Consumidor (EEDC), participou da 1ª Rodada Jurídica organizada pela Fundação Torino. O evento aconteceu às 10h, na sede da instituição, situada na rua Jornalista Djalma Andrade, n.°1300, bairro Belvedere, em Belo Horizonte.

Participaram do evento a assessora jurídica do Procon-MG, Christiane Pedersoli; o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, Jovem e Idoso da OAB, presidente do Instituto Ajudar, membro do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente de Minas Gerais (CECDA) Stanley Gusman; a presidente do CMDCA, Márcia Cristina Alves; o assessor jurídico do CMDCA, Marcelo Caldeira; e os professores de direito da Fundação Torino Rogério Nascimento e a professora Amina Guerra.

O evento contou com a participação de 120 alunos do ensino médio, que já trazem em seu currículo a disciplina de Direito. O encontro foi aberto pelo professor Umberto Casarotti, responsável pela direção didática italiana da instituição. Em seguida, Stanley Gusman palestrou sobre leis e regras na infância e na adolescência.  Christiane Pedersolli falou sobre a tutela do consumidor na infância e adolescência, abordando os temas a Importância de se conhecer o Código de Defesa do Consumidor (CDC), relações de consumo, direitos básicos do consumidor, publicidade enganosa, compras pela internet e o consumo consciente, e teve como debatedora a professora Amina Guerra. Logo depois, Márcia Cristina conversou com os alunos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Marcelo Caldeira ficou responsável pelo tema “Conselhos tutelares: atribuições e processo de escolha”, tendo o professor Rogério Nascimento o respectivo debatedor.

O Procon-MG disponibilizou aos participantes o folder “Seja um consumidor consciente” e a cartilha “20 dicas de educação financeira”.

A EEDC auxilia e fomenta ações de educação e formação de consumidores quanto aos seus direitos e deveres, visando à melhoria do mercado de consumo. Mais informações sobre essa escola, bem como os cursos promovidos por ela, podem ser obtidas pelo telefone (31)3250-4680 ou pelo endereço eletrônico eedc@mp.mg.gov.br

Fonte: Procon-MG /MCE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s