Procon-MG promove Procon Mirim em Diamantina, Belo Horizonte, Governador Valadares e Galiléia

O Procon-MG, por meio da Escola Estadual de Defesa do Consumidor, realizou Treinamento de Multiplicadores do Programa Procon Mirim para 342 educadores de Belo Horizonte, Diamantina, Governador Valadares e Galiléia.

Com o objetivo de auxiliar os educadores dos primeiros anos do ensino fundamental na implantação do Programa Procon Mirim nas escolas mineiras, os cursos apresentam aos participantes os principais conceitos relacionados ao direito do consumidor e sugerem práticas pedagógicas para a abordagem do tema, em sala de aula, por meio da cartilha “Procon Mirim: Formando Consumidores Conscientes”.

Em Diamantina, o curso contou com a presença de educadores, de representantes de associações de bairros, da Vigilância Sanitária, da Guarda Municipal, do Conselho Tutelar e de outras entidades. Em Governador Valadares, a partir de uma parceria entre a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor e a Superintendência Regional de Ensino, o público foi formado por diretores e coordenadores de escolas estaduais que se comprometeram a repassar os conhecimentos adquiridos aos professores, os quais levarão o tema Educação para o Consumo para as salas de aula. Já em Galiléia, a parceria foi feita com a Secretaria Municipal de Educação, e estiveram presentes no treinamento diretores, professores, servidores e o procurador do município.

Os treinamentos, realizados por iniciativa das Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor de Diamantina e de Governador Valadares, tiveram carga horária de 4h e, neles, os palestrantes Eduardo Cabral, Jacqueline Araújo e Regina Sturm, servidores do Procon-MG, falaram sobre noções básicas do Direito do Consumidor e deram sugestões de atividades relacionadas ao tema para serem trabalhadas em sala de aula. Cada participante recebeu um Código de Defesa do Consumidor, uma cartilha “Procon Mirim: formando consumidores conscientes” e um DVD, contendo material didático (documentário sobre consumo infantil, dicas de filmes, informativos e cartilhas sobre o tema educação para o consumo) de diversos órgãos e entidades de defesa do consumidor.

As escolas representadas nesses cursos receberam exemplares da cartilha do Procon-MG, destinados ao acervo de suas bibliotecas, e, ainda, encartes para serem entregues aos estudantes que participarem das atividades de implantação do programa.

 

Cartilha Procon Mirim: Formando Consumidores Conscientes

Utilizando-se de uma linguagem simples, essa cartilha apresenta, de forma lúdica, os direitos básicos do consumidor e exemplifica-os por meio de situações vividas pelos estudantes e suas famílias. A criação do personagem Dudu e as características do design da cartilha (formas leves, simplicidade de cenário e ausência de caracterização temporal) são estratégias que propiciam a identificação das crianças com a história, o que facilita a compreensão de conceitos importantes do Código de Defesa do Consumidor.

Para saber mais sobre a implantação do Programa Procon Mirim em sua cidade,  entre em contato com o Procon-MG/Escola Estadual de Defesa do Consumidor (EEDC) pelo e-mail eedc@mp.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3250-4680.

 

Fonte: Procon-MG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s