Procon-MG promove ações educacionais em Alfenas, Belo Horizonte e Governador Valadares

Atividades têm como objetivo divulgar os direitos e deveres de consumidores e fornecedores

O Procon-MG, por meio da Escola Estadual de Defesa do Consumidor (EEDC), promoveu, em Alfenas, Belo Horizonte e Governador Valadares, atividades educativas para divulgar os direitos e deveres de consumidores e fornecedores, o que fomenta o equilíbrio nas relações de consumo e reduz, consideravelmente, a ocorrência de conflitos no mercado.

Em Belo Horizonte, duas edições do “Dia de Pensar sobre a Sociedade de Consumo” contaram com a presença de 160 jovens aprendizes da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom). Esses eventos buscam sensibilizar os participantes sobre a importância da adoção de posturas críticas, autônomas e responsáveis diante do consumismo exagerado, além de tratar dos principais pontos do Código de Defesa do Consumidor.

Por iniciativa das Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor de Alfenas e de Governador Valadares, foram realizados, nos mencionados municípios, respectivamente, o “I Encontro do Procon com Consumidores: Revenda Varejista de Alimentos” e o “III Curso de Direito do Consumidor para Estudantes: Revenda Varejista de Alimentos”.

Em Governador Valadares, por meio de parceria com a Universidade do Valo do Rio Doce (Univale), houve a participação de 180 estudantes do curso de Direito; em Alfenas, 36 pessoas participaram, entre vereadores, servidores da Câmara Municipal, estudantes de Direito e consumidores em geral.

Esses dois eventos tiveram como objetivos proporcionar aos participantes uma visão geral do direito e da defesa do consumidor no Brasil e em Minas Gerais, apresentando o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor (órgãos integrantes e competência), bem como salientar as principais regras referentes à prática comercial de revenda de produtos típicos de mercados e supermercados, pontuando as infrações mais detectadas pelos agentes fiscais do Procon-MG e as medidas corretivas aplicadas a cada caso.

Foram palestrantes nesses eventos, a responsável pela Secretaria de Fiscalização do Procon-MG, Regina Sturm Vilela, e os assessores jurídicos do Procon-MG, Eduardo Valadares Cabral e Ricardo Amorim.

Mais informações sobre cursos da Escola Estadual de Defesa do Consumidor (EEDC) podem ser obtidas pelo correio eletrônico eedc@mp.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3250-4680.

 

 

Fonte: Procon-MG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s