De olho na Copa do Mundo, Procon-MG realiza encontro com empresas aéreas, Anac e Infraero

Procon-MG busca a prevenção dos problemas e a solução rápida das questões durante o mundial
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Procon-MG, reuniu-se com empresas do setor aéreo, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) nesta terça-feira, 6 de maio. O encontro serviu para que as empresas apresentassem os seus planejamentos, bem como para que a Anac e a Infraero informassem medidas de fiscalização e segurança que serão adotadas, com o objetivo de evitar problemas durante a Copa do Mundo. O encontro também faz parte da estratégia do Procon-MG de se preparar para o evento, que ocorrerá nos meses de junho e julho deste ano.
Segundo a ABEAR, todos os usuários do espaço aéreo envolvidos nas ações específicas de segurança pública e de defesa para a Copa do Mundo de 2014 deverão conhecer o Plano de Coordenação do Espaço Aéreo, local que sofrerá restrições pela criação de áreas de exclusão em determinadas porções, de acordo com critérios de segurança e impacto operacional (as alterações do espaço aéreo podem ser consultadas em www.decea.gov.br).
Compareceram as seguintes empresas do setor aéreo: American Airlines, Avianca, Copa Airlines, TAP, Azul/TRIP, Gol e TAM. Como medidas para a Copa de 2014, as empresas afirmaram que reforçarão o efetivo, bem como observarão as normas aplicáveis, especificamente a atenção a passageiros com necessidades especiais, manutenção de Call Center e fornecimento da assistência material prevista na Resolução 141/2010 da Anac.
Apesar de devidamente convidadas para o evento, não compareceram as empresas Passaredo Linhas Aéreas e Airfrance.
A Infraero informou que haverá reforço dos órgãos de segurança pública, realização de curso para atendimento a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, acréscimo dos carrinhos de bagagem, instalação de novos painéis SIV – Sistema de Informação de Voos, entre outras medidas.
Segundo o coordenador do Procon-MG, Fernando Ferreira Abreu, as informações obtidas durante a reunião vão subsidiar a atuação do órgão, bem como serão levadas à Câmara Técnica Estadual de Proteção e Defesa ao Consumidor Turista, que se reunirá no dia 21 de maio. Ele espera um aumento nos números de reclamações causado pelo volume de pessoas acima do normal. “Conhecendo as estratégias das operadoras aéreas, poderemos adotar uma estratégia mais razoável, inicialmente de diálogo”, diz.
Fernando Abreu também acredita que houve um amadurecimento do setor. Para ele, as empresas estão tratando melhor o consumidor, que também têm mais consciência dos seus direitos e por isso aciona mais os canais de proteção, como o próprio Procon e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “O empresário do setor aéreo tem de começar a observar que o consumidor nada mais é que o oxigênio do próprio sistema”, analisa o promotor de Justiça.
O encontro é uma das ações de prevenção que o Procon-MG planeja para esse período. Durante a Copa, quatro unidades móveis estarão em pontos estratégicos para atender o consumidor. Os veículos contarão com atendentes bilíngues para que o público estrangeiro também não fique desamparado.
 
Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Tel: (31) 3330-8016/3330-8166
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: http://www.facebook.com/MPMG.oficial
06/05/14
 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s