Procon-MG

O Programa Estadual de Proteção ao Consumidor de Minas Gerais, Procon-MG, foi instituído em 1982. Inicialmente, funcionava no âmbito da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral. Em 1989, a Constituição Estadual de Minas Gerais transferiu as atividades do Procon para a Procuradoria Geral de Justiça.

Desde então, o Procon-MG faz parte do Ministério Público, onde recebe demandas para atender aos interesses coletivos dos consumidores. A equipe de trabalho é formada por promotores e servidores públicos.

O Procon-MG é um Órgão atuante que busca resolver os problemas coletivos dos consumidores, não só através de audiências, mas também através de palestras educativas, programas de fiscalização a fornecedores, dentre outras atividades.

Percebendo a crescente participação dos consumidores na internet e a utilização das redes sociais como uma ferramenta para disseminação de informações, a equipe Procon-MG decidiu se inscrever nesse meio para se aproximar dessas pessoas a fim de compartilhar dicas, tirar dúvidas, dividir experiências e divulgar tudo que possa promover a defesa do consumidor.

125 respostas em “Procon-MG

  1. ola gostaria de saber onde que esta as respostas do código de defesa do consumidor da escola ESTADUAL PROFESSORA LÍGUIA MARIA DE MAGALHÃES

      • ola eu comprei uma maquina de lavar de 15 k e seu valor e de 1.635.39 e eles estao me cobrando juros de 1.125.96 e o total da maquina e 2.956.20 e eu gostaria de se isso e abuso
        responda

      • Eu,Valmiranda Goncalves de Almeida. residente a rua Rodrigues Seabra, 255, Almenara-MG. Quero emplacar o meu veiculo mas sou obrigado a pagar o valor de 80,00(oitenta reais) pelo um par de tarjeta de veiculo em minha cidade, sendo que na cidade vizinha é 20,00 (vinte reais) , quero saber o porque o Detram da minha cidade não pode fazer o emplacamento do meu veiculo se eu comprar uma placa em outra cidade com o preço mais barato. meu contato 33-8835-1035.

      • ORICIB NFG E de qualquer outra esta + o PROCON BRASIL só atende e resolve o que é conveniente a eles. Este órgão não é para AJUDAR O CONSUMIDOR NÃO. Só ajuda as empresas que é de interesse dele. os consumidores que se danem. Só criaram este órgão
        para gastar o dinheiro da população isto sim

      • Bom dia Tania Maria ! O procon-mg é um órgão público que atende aos interesses COLETIVOS, e a grande maioria das queixas recebidas nas mídias socias é INDIVIDUAL. Sendo assim, orientamos a pessoa procurar o procon de sua cidade para formalizar as queixas pessoalmente ou procurar o Juizado especial de sua comarca, caso não tenha o órgão na cidade. Atualmente temos uma estimativa de 567 reclamações ao mês no sistema e um percentual de 90% dos casos sanados … Aconselhamos a todos que, antes de fazer qualquer reivindicação, o mais correto é avaliar a sua reclamação para ver se realmente tem fundamento e não passar por uma situação constrangedora ao querer algo ao qual não tem direito. Aquela história de que o “cliente tem sempre razão” não pode ser levada ao pé da letra, por isso é imprescindível conhecer os direitos do consumidor e também dos fabricantes e fornecedores dos produtos. Com tantos benefícios, o consumidor atual pode sim ser mais exigente, mas não pode esquecer os seus deveres também. Ao fazer alguma reclamação ou queixa, procure a empresa em que fez a compra e explique a situação. Se a conversa não for satisfatória, leia a cláusula do Código de Defesa do Consumidor que se enquadra em sua reclamação – todos os estabelecimentos precisam disponibilizar o CDC para consulta. Se nada funcionar, a solução é procurar o Procon – órgão de proteção e defesa do consumidor, que orienta, informa sobre os direitos dos compradores e fiscaliza as relações de consumo.

        Att,

      • Olá galera, recebi o e-mail do Procon mas infelizmente não responderam a minha pergunta. A pergunta foi por quem ainda permitem que a ELECTROLUX continue ponde seus produtos a vendas se o numero de reclamações é grande. Esta foi a minha pergunta. Então faço outra Quando será que o PROCON vai realmente ajudar nos consumidores por que ate agora só o que vejo são Grande empresas se BENEFICIANDO E PRJUDISCANDO A POPULAÇÃO (sei que são empresas FORTES QUE ENVOLVE GRANDE QUANTIA EM DINHEIRO QUE PAGA IMPOSOTOS PARA O GOERNO). É justo nos consumidores sermos tão prejudicado como estamos sendo. ENTREM NESTE LINK ABAIXO E VAO VER O NUME
        ROS DE RECLAMAÇÃO CONTRA ESTA EMPRESA E OS PROBLEMAS SÃO OS MESMO. e os Órgão que se dizem proteger nos consumidores fazem de CEGOS. https://www.facebook.com/groups/737499222960173/

  2. Boa tarde!
    Preciso acessar o cadastro de reclamação fundamentada do último ano. Onde está disponível?

  3. Fiz um pedido de um novo palio na roma veiculos,não tem o carro o vendedor prometeu o carro em 2 semanas ou no maximo 30 dias, dei um sinal de 500 reais sendo que me foi dito que se eu desistice do carro me devolveria o sinal. . Entao desisti do carro porque eles não tem o carro para me entregar e eles não querem me devolver o sinal,sendo que eu nem comprei o carro ainda.O que faço…

  4. Olá tenho um celular hawuai, mandei ele pra assistencia tecnica devido a quebra no cristal liquido, o celular voltou funcionando mais depois de alguns dias comecou a da pani na telamele funciona ai do nada para como se fosse um mal contato na tela. Posso exigir outro aparelho ou tenho que mandar para assistencia novamente?

  5. Gostaria de fazer uma reclamação sobre a CEMIG. Posso enviar por aqui, ou preciso ligar em algum lugar? Qual é a melhor maneira de documentar minha reclamação?
    Att,
    Giovanna

    • Olá Giovanna, boa tarde?
      Sobre o que especificamente é sua reclamação?
      Lembrando que o Procon-MG atende somente causas de interesse coletivo, se esse não for o seu caso, procure o Procon de sua cidade para registrar a sua reclamação.
      Para acessar a lista de todos os Procons do país, acesse: http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp

      Att.,
      Equipe Procon-MG

  6. Boa tarde,

    Minha esposa fez um empréstimo em um Banco sem que eu soubesse com juros elevados e cláusulas abusivas (ao meu ver). Ela parou de pagar há uns 7 meses e agora descobri o ocorrdio. Quero acertar as contas, mas com juros de mercado. O que devo fazer?

  7. boa noite como denuncio A EMPRESA LOCALCLUB QUE ME VENDEU UM XBOX 360 DIA 09-01-2013 E NÃO ENTREGA O PRAZO ERA DE 30 A 50 DIAS E ATE O MOMENTO NADA JA RECLAMEI NO RECLAME AQUI NO RECLAMAO NO PROCON ON LINE E NADA POR FAVOR JA SÃO MAIS DE 2000 DENUNCIAS ME ORIENTE POR FAVOR ESTAO NOS ENGANANDO PESQUISEM SOBRE ESTA EMPRESA localclub@hotmail.com.br continuam vendendo on line e pag seguro uol ja sabem e continuam afiliado a ela

  8. Fiz uma compra de um celular no pontofrio.com, que seria entregue até o dia 24/05/2013. Para a minha surpresa, depois de reclamar bastante no dia 27/05, eles alegaram que o produto tinha sido entregue sim. Inclusive enviaram pela internet o comprovante de entrega. Só que isto é uma mentira descabida, pois não recebi nada. Pelas pesquisas que realizei posteriormente, pude verificar que já é uma prática do ponto frio agir assim. Quero entrar na justiça contra o ponto frio e gostaria de saber como faço? pois, não pretendo ficar no prejuízo, e quero meus direitos.

  9. Além de cobrarem serviços não solicitados,cada mês o cliente uol pode contar com surpresas e mais surpresas em sua fatura de cartão.Pois cada mês lançam valores diferentes do plano solicitado por você. Ligando para reclamar mais dor de cabeça,dizem ressarcir não cobrando nas próximas faturas pura enganação.Ligando para cancelar no dia 4/6/2013 achamos que os problemas estavam resolvidos, ilusão, o valor estava lá estampado na faturado mês de julho.Dia 4/7/13 por volta das17:30 pedimos novamente o cancelamento SURPRESA !!! O valor cobrado é justamente do serviço que não foi solicitado e mais no próximo mês já foi gerada a cobrança e eles coitadinhos não podem estornar o serviço que você não solicitou e nem usou.Perguntando sobre reembolso dos valores cobrados dizem não poder fazer nada .Conclusão a UOL é empresa que não dá a menor importância para seus clientes.
    Giovanni e Miriam

  10. Comprei um produto na internet em 13 de junho/2013 com prazo de entrega em até 6 dias uteis. Temo que fui enganada pela empresa, pois nao consigo nenhum retorno da mesma. Os emails que encaminho voltam, o telefone na página da empresa náo é atendido, a opção de conversa online está sempre offline. Gostaria de saber quais medidas tomar sobre o ocorrido, já que tem quase um mês e nao consigo nenhum contato. A empresa é Click Beleza.

    • Boa tarde Rosi! Você deveria se precaver antes, e não depois, ofertas fácil e baratas não são confiáveis. Leia o DECRETO Nº 7.962, DE 15 DE MARÇO DE 2013. Verifique a idoneidade da empresa antes de comprar em sites específicos.

  11. Gostaria de saber se depois de fazer a portabilidade o banco pode segurar uma parte do meu salário para quitar divida atrasada sem me avisar e ainda mandar meu nome para o SPC

    • Boa tarde Lucia! A princípio sim, mas tem poucos detalhes. Tem que ver o que o banco assinou, como é a dívida e etc…
      Leia a Resolução do Bacen 3401 que trata de portabilidade e pesquisar sobre portabilidade no site do Bacen.

  12. Meu nome é Grasielli Campos dos Santos cpf: 057 594 406-40, encerrei minha conta corrente 01002447/2 na agência santander de Itabira/mg 3155 no dia 01/02/2013 com a gerente Angelita.

    Estou com os comprovantes de encerramentos de conta e cartão de crédito, porém iniciaram cobranças indevidas posteriormente informando através do documento do SCPC nº UG315532000010089032 informando erroneamente que fiz empréstimo de R$ 2.113,78 com débito em 07/06/2013, fato surreal por minha conta já esta encerrada há 4 meses.

    Ao procurar os péssimos atendimentos pelo 0800 702 3535 e na agência me informaram ser erro do sistema pois não encontraram meu cadastro/conta e que era para desconsiderar a carta em seguida fiz a reclamação ao PROCON municipal e ao Banco Central.

    No entanto nesta data que escrevo (07/08/2013) chegou nova fatura com débito de R$ 248,71 com vencimento da mesma data.
    Nº do doc: 200001008903155 ag/cod cedente 0083/001200054 nosso número 0000015072863 e código de barra: 03399120080540000015307286301028657830000024871

    Retorno a mal gerida e desorganizada agência de Itabira para sanar os problemas e a gerente me informa ser um problema do Sistema em São Paulo e que é para desconsiderar todas as cobranças que ainda porventura chegarem, sem me dar uma explicação sobre o que está acontecendo.

    Recorro novamente ao PROCON, Ministério Público, Banco Central e ao Reclame aqui, sendo esta a última cartada de esperança antes de iniciar com processos judiciais junto ao banco que encabeça a lista de reclamação ao banco central e lucra com suas extorsões neste sub país.
    Banco Central do Brasil – Confirmação de recebimento de mensagem

    Sua demanda foi registrada com sucesso em 07/08/2013, às 17:38:13, com o número 2013350736.

    O que fazer??

  13. Por gentileza, preciso de uma informação, fui no estabelecimento credenciado para por créditos no meu celular , o dono me perguntou se o dinheiro estava no valor a ser creditado, eu tinha apenas acima do valor, o mesmo me disse que não poderia me atender, isso já é a segunda vez que me acontece.

  14. boa noite
    estou com uma internet da claro 3g mais quero fazer um cancelamento onde eu tenho apenas um mes de uso ja liguei na claro pra fazer o cancelamento e eles querem me cobrar 200,00 de multa e um valor absurdo gostaria de saber oq eu devo fazer pois nao quero mais a internet e nao irei pagar esse valor absurdo
    muito obrigada no mais aguardo resposta

  15. fui enganada pela pt cred cooperativa de sao sebastiao do paraiso, queria saber como denunciar pois sou de campinas sp, fiz boletim de estelionato

  16. Bom Vamos lá!
    Em 05/10/2009, minha mãe adquiriu um veiculo, financiado por operação de Leasing, junto à financeira BANCO ITAUCARD S/A, CNPJ nº 17.192.541/0001-70, financeira esta ligada ao Banco Itau S/A, conforme contrato de arrendamento mercantil nº 42662197. Ocorre, que numa análise do referido contrato, percebi que o referido contrato tinha inserido em suas clausulas, um seguro de proteção financeira do arrendatário, que garante o pagamento de algumas parcelas do contrato em caso de desemprego involuntário ou incapacidade física temporária ao trabalho.
    Ocorre, que além das taxas indevidas que são inseridas ao contrato, como TAC, etc, etc, este seguro foi inserido indevidamente, além de como venda casada, e erroneamente, haja vista que minha mãe, desde bem antes de realizar a compra do carro já se encontrava APOSENTADA POR INVALIDEZ.
    Ocorre que, caso fosse necessitar fazer uso do seguro, de pleno seria negado, por já se encontrar aposentada, entretanto, o seguro foi inserido juntamente com as taxas indevidas, o que onerou a prestação fazendo com que em certo tempo, minha mãe não conseguisse mais arcar com as parcelas do financiamento.
    Em 2012, foi dado entrada no juizado especial de Cataguases, ação de repetição do indébito de taxas abusivas, cumulada com danos morais e matérias, em face da cobrança de taxas abusivas, além de danos morais e materiais em virtude desse erro esdrúxulo de inserir tal seguro no valor financiado no carro que ela comprou.
    Hoje, restam 14 prestaçoes a vencer do carro dela, além de 4 prestaçoes vencidas, e com muito aperto ela vem conseguindo pagar uma prestação ou outra, pois acabaram por ir parar tais parcelas nos escritórios de cobrança do banco, mais precisamente ADVOCACIA HERNANDES BLANCO, e as parcelas estão ultrapassando patamares de R$ 800,00.
    Quando comprado o carro, foi dado como entrada R$3.500,00 e financiado o restante 60 parcelas de R$ 686,53, em um carro de R$ 28.000,00 à época.
    Já foram pagas 42 parcelas tirando-se os juros e taxas de advocacia que são cobradas em detrimento do atraso que totalizam R$ 28.834,26, restando 18 parcelas que juntas somariam o total de R$12.357,54.
    Como dito, estou com 4 parcelas em atraso, e a ADVOCACIA HERNANDES BLANCO me ligou, pois sou o responsável pelo contato da operação realizada por minha mãe, me oferecendo propostas para regularizar meu débito, e em contrapartida que eu desistisse da ação.
    Primeiro, me ofereceram refinanciar o carro, nas 18 parcelas restantes, com todas as atrasadas, em 18 parcelas de aproximadamente 800,00, ou 24 parcelas de aproximadamente 600,00, ou os 12.300,00 para quitação, mais em contrapartida, para que fosse aceito eu teria que desistir da ação de clausulas. ABSURDO
    Venho por meio deste contato, manifestar minha indignação com a proposta apresentada pela advocacia, bem como falar de uma proposta para efetuar a quitação do automóvel em um valor a vista, e ai sim eu desistir da ação.
    Ofereço Ao banco Itau, no prazo de 30 dias da petição de acordo e desistência do processo que tramita perante o juizado especial de Cataguases, o valor de R$ 6.000,00 à vista para a quitação do referido contrato, levando-se em conta o valor já pago, bem como o possível dano moral a que seriam condenado em virtude de terem inserido erroneamente o Seguro para uma pessoa aposentada por invalidez.
    Na certeza do Entendido e no Aguardo de uma resposta Satisfatória, qual seja da ADVOCACIA HERNANDES BLANCO, bem como do BANCO ITAU.
    Grato.

  17. EMPRESA
    Redecard
    RECLAMAÇÃO
    falta de respeito

    razão social Alexandro Amâncio da silva

    estabelecimento de n 033507589

    no dia 25 de agosto de 2013 fiz uma venda no meu estabelecimento no valor total de 12.000.00 doze mil reais como tinha antecipação do dinheiro automática, fiquei esperando o dinheiro cair na minha conta um dia depois, como não aconteceu liguei para rede card e ele me informarão que o dinheiro só cairia na data de 26 de setembro trinta dias depois pois não daria para ser antecipado, ai aguardei ate o dia 26 de setembro e nada o dinheiro não caiu na conta ai liguei la e sabe qual a resposta que recebi ? que o dinheiro ficaria la preso por 120 dia para analise, que absurdo e abuso ate de autoridade que eles não são estou dignado e vou para justiça pois isto e abuso, o dinheiro e meu o cartão que foi passado e de senha eu não sou ladão e nem a rede card e policia para analisar e investigar alguém ou o dinheiro de alguém que pais e este meu Deus e mais apos os 120 dias pagam o dinheiro sem juros ou correção.

    Resumo de Vendas

    Resumo de Vendas – Cartões de Crédito

    Data da Venda 26/08/2013 Valor Bruto R$ 12.000,00

    Data do Processamento 26/08/2013 Valor Descontado R$ 432,00

    Resumo Vendas 48029924 Valor Líquido R$ 11.568,00

    Bandeira Visa Taxa de Embarque R$ 0,00
    Qtde. de Vendas 2

    Somente para cias aéreas.

    Vencimentos
    Data de Recebimento Número do Estabelecimento Ordem de Crédito Status do Resumo Data da Antecipação Valor Líquido
    25/09/2013 33507589 8294039 Pago 00/00/0000 11.538,00

    Ajustes a Débito / Crédito
    Data de Recebimento Número do Estabelecimento Descrição Referência Valor Devido Valor Debitado Débito / Desagendamento
    25/09/2013 33507589 AL.POS/PINPAD/TX CON 08/2013 30,00 30,00 Débito

    Comprovantes de Vendas Aceitos
    TID Nº do Comprovante de Venda (NSU) Nº Cartão
    (Últimos 4 dig.) País de Origem Data da Venda Hora Valor Bruto Qtde de Parcelas Nº Estabelec. Tipo de Captura Venda Cancelada
    998875278 6989 BRA 26/08/2013 12h53min27s 5.000,00 1 33507589 CHIPCARD NAO
    998879236 6989 BRA 26/08/2013 12h52min41s 7.000,00 1 33507589 CHIPCARD NAO
    CONTATO 1
    (31) 3309-0219
    CONTATO 2
    (31) 9945-9632

  18. Olá , eu fiz um consórcio em 36 meses com parcelas de aproximadamente R$ 800,00 no Consórcio Nacional Volkswagen em Fevereiro de 2012 dei um lance de R$ 8150,00 no primeiro mês e peguei o carro este ano de 2013 tive problemas financeiros e não pude pagar o valor integral das parcelas, então seguindo o boleto de pagamento estou fazendo pagamento de um valor menor que as parcelas, no boleto vem a informação de que pode ser pago valor menor ou maior do que o descrito no boleto, porém , me ligaram de um escritório advocaticio me informando que não é pago desde julho de 2013 e que se eu não pagar esse valor integral eles ~vão iniciar um processo e que pode dar busca e apreensão do veículo eu quero saber se isso é correto , já que o prazofinal do consórcio é março de 2015 e não tem nada que especifique que se pagar um valor menor que a prestaçõa gerá inadiplência

  19. meu marido recebeu um tablet com carne para pagar sem ter comprado nada da empresa tecnomania

  20. ola. sou comprador árduo do mercadolivre.com que está fazendo propaganda a nivel nacional na tv brasileira. eles nao tem nenhum numero de telefone pra contato e nao respondem emails que nao seja de interesse deles. ja tive problemas sérios sem solução da parte deles. seria legal o serviços deles mesmo sem um canal de atendimento ao consumidor? e se nao é legal, eles podem vincular propaganda na tv livremente? a emissora de tv nao deveria se responsabilizar por seus anuncios caso seja induzido a compra maciça com fornecedor sem regras que asseguram um canal de relacionamento com o consumidor?

  21. Mais uma vez venho manifestar a minha insatisfação com a Hpdevido ter exedido o prazo de reparo do computador que eu havia dado para minha esposa,ele era um bem exencial pra ela que o utizava para trabalhos da faculdade, como ele não chegava tive de compra outro entrei em contato com o sac e solicitei o reembolso,me pediram 48 horas uteis para resolver o problema, porem a transportadora DHL entrou em contato para tentar entregar e eu disse que não seria mais necessário, E que eu já tinha informado ao Sac minha posição. Porém em tentativa de entrega forçada entregaram o Notbook para um terceiro que nem sabia do que estava acontecendo, cheguei do serviço e imediatamente entrei em contato com o sac que disse que não faria mais nenhum atendimento e que o caso estava encerrado! Sera que a empresa nao cumpre o código de defesa do consumidor?

  22. Bom dia, Fiz uma compra de uma panela eletrica de arroz em maio/2013 nas casas Bahia , em julho ela estragou . Informei a loja sobre o ocorrido em agosto, me instruiu enviar a panela para assistencia tecnica, em 17/09/2013. Passou 30 dias fui buscar a panela , pois conforme o codigo de defesa do consumidor e 30 dias para conserto .Cheguei na assistencia informaram que nao estava pronto , entao pedi que me passasse o laudo e eles nao me entregaram. Liguei na loja e nao me atenderam . O que devo fazer agora?? Desde ja agradeco Shirley Teixeira

  23. Olá, tive problemas com a operadora TIM, a qual liguei no dia 12/10 para realizar o cancelamento do plano de conta e hoje no dia 18/11 eu retornei a ligação la devido chegar uma fatura e me disseram que não havia feito o cancelamento e que a fatura estava de acordo. De acordo com que ? Sendo que eu pedi o cancelamento e me disseram que seria cancelado e voltaria ao pré pago. Eu não posso pagar por uma coisa injusta. O que eu posso fazer ?

  24. Meu esposo nao esta conseguindo cancelar ass da sky como o procon pode nos ajudar nesta situação?obg

  25. Meu nome é Lorena e sou funcionária da empresa Rede Engenharia e Sondagens..
    Venho através deste contar a minha história referente a classitel..

    No dia 10/12/2013 eu recebi uma ligação de uma atendente de call center chamada Fabíola,a mesma me disse que era dos correios e que precisava de uma atualização de cadastro pra entrega da lista via correios,pois bem ela me falou que essa autorização deveria ser documentada e que mandaria um documento pro meu email e eu assinaria e passaria para a mesma de volta,questionei se teria algum valor,mas a mesma me disse que não haveria ônus algum,pois bem,na burrice que me restou eu assinei o tal papel sem ler e devolver pra tal mulher,passando um mês eu recebo uma ligação de uma mulher chamada Sônia falando que era da área juridica e que a empresa tinha boletos em aberto assinados por mim com um valor de 12 parcelas de 298,00 , questionei os valores e aleguei que não tinha assinado contrato algum,a moça falou que eu assinei o contrato e que nele estava escrito os valores e a forma de cancelamento ..Pois bem vejo que muitas pessoas caíram nesse golpe também e fico danada da vida,pois é algo que faz até agente a perder o nosso emprego..então fica registrada minha reclamação pra esse povo picareta..

    Vi que muitas pessoas cairam nesse golpe,logo após eu ter sido burra o suficiente pra assinar e quero formalizar essa reclamação mas a minha cidade não consta na lista do procon..Lagoa Santa/MG

    Como devo agir??

  26. Gostaria de uma orientacao.
    Estudei em uma faculdade em 2/2005 , mas nao conclui o curso por motivos financeiros. So que ficou em debito as mensalidades, so que eu nao sabia que eu tinha esse debito, pq meu pai na epoca disse que iria quitar essa divida (meus pais sao divorciados, e eu nao tenho mto contato com meu pai).
    Eu achando que nao tinha mais divida com a faculdade, prestei vestibular ano passado inicio 2°/2013 e me matriculei normalmente,  e estudo pelo Fies, esse ano de 2014 estava com problemas na matricula, quando fui verificar, o que estava faltandando era apenas documentacao (identidade, comprovante de residencia e cpf, sendo que levei todos no dia da minha matricula no primeiro periodo) e não acusou nada de debitos.
    Levei a documentação que a faculdade diz que estava faltando e tambem nao falaram nada,  mesmo assim o problema persistiu,  entao fui ate o coordenador do curso onde consegui saber qual era o problema.
    A faculdade nao autorizou minha renovacao (1°/2014)de matricula pelo debito de 2005.Mas o que estou revoltado e porque a faculdade  me deixou estudar um semestre inteiro pra me barrar agora no meio do semestre (1°/2014) e sem me mandar um email comunicando minha  situacao.Por que  , se a faculdade tivesse me informado no ato da minha matricula, tinha condições de quitar esse debito com a faculdade no ano passado, assim que me matriculei,   so que agora nao tenho mais condições ,sendo que deixei de trabalhar pra poder estudar,  tanto que estudo pelo Fies.
    Quero uma solução,  porque nao consigo acessar meu material de estudo e ja esta tendo avaliações,  nao recebi nenhum e-mail do que esta acontecendo,  e nao posso ser prejudicado por falta de informacao da faculdade.

    Att

    • 1) Para solução do problema narrado procure o Procon de sua cidade ou o Juizado Especial de sua comarca.
      2) Caso persista o problema, procure o Procon de sua cidade ou o Juizado Especial de sua comarca.
      Att

      • Que problema narrado? Será que está difícil entender o que está escrito? O Sr. Eder Adriano disse que na cidade dele não tem Procon.
        Está parecendo que todas as respostas estão salvas em um sistema que responde automaticamente, independente do problema.

      • Bom Priscila, tem uma pequena falta de interpretação da sua parte no contexto geral. Vejamos bem, se a pessoa chegou a enviar uma mensagem referente aos seus direitos e não sabe as atitude a serem tomadas … Isso é um problema ! Agora se na cidade da pessoa não tem um órgão de defesa do consumidor e ela também não sabe como proceder para fazer uma reclamação … isso também se encaixa na categoria problema, que foi NARRADO pelo consumidor lesado !

        Significado de problema

        s.m. Questão ou circunstância cuja resolução é muito difícil de se realizar; situação muito complicada de se resolver; o que não se consegue lidar nem tratar: problemas ambientais; problemas psicológicos.
        Figurado. Tudo aquilo cuja resolução é difícil ou complicada.
        Tema que está repleto de controvérsia, sendo por isso estudado de modo científico ou acadêmico: o problema das grandes navegações.
        Indagação de teor social que requer um esforço excessivo para ser solucionada: o problema da violência em São Paulo.
        Aquilo que impede ou dificulta: os clientes escreveram os problemas da loja.

        Quanto as respostas Priscila, elas não são respondidas automaticamentes por um sistema. A função deste setor que trabalha com as mídias sociais é apenas direcionar os consumidores ao site ou a central de atendimentos, onde terão pessoas mais capacitadas e com formação para ajuda-los. Já perguntas como: “não tenho procon na cidade, o que eu faço?” ou “como bloqueio propagandas de telemarketing no celular?”. Temos respostas prontas nos computadores, para essas situações, que é : procurar o Juizado Especial de sua comarca caso na haja procon na cidade e, para a pessoa efetuar o bloqueio de propagandas passamos o link no site do MP no mesmo momento.

        Agradecemos a compreensão.

        Att,

  27. Olá, fiz uma compra da internet em 06/01 e até hoje não recebi o produto e a loja não responde aos meus contatos, o que posso fazer?

  28. Onde reclamo sobre os bancos e suas ligações para tentar vender cartões de crédito tendo acesso a informações que não disponibilizei??

  29. Comprei um celular Samsung Galax Gran Duos nas Casas Bahias em 10/08/13 no importe de R$1.092,00 (um mil e noventa e dois reais), com seis meses de uso o aparelho já apresentava alguns problemas como: não obedecer os comandos do touch screen, desligar durante as ligações, e agora o botão lateral LIGA/DESLIGA não está funcionando corretamente.
    Não bastasse as diversas vezes que fui às Casas Bahia sem nenhuma solução, hoje fui informado de que em minha cidade não possui assistência credenciada e assim, teria que enviar meu celular para assistência via Correios, e que o prazo para uma resposta ou solução é de 30 (trinta) dias.
    Não seria problema algum se me disponibilizassem um outro aparelho para que eu pudesse trabalhar, afinal, o aparelho é indispensável aos meus trabalhos, pois possui todos os meus contatos e aplicativos necessários e que faço uso diário.
    Acho um descaso para com o consumidor, gostaria de evitar uma demanda judicial, mas em sendo necessário e não havendo outra alternativa.
    Descaso inclusive nos reiterados atendimentos que tive tanto por parte da empresa Casas Bahia quanto à Samsung que me atenderam muito mal.
    Uma solução com menos transtornos seria o ideal.

    Assim, considerando o celular é um produto essencial, de acordo com Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) que tem por objetivo proteger o consumidor e evitar que ele seja penalizado com a perda temporária do aparelho que é, para muitos brasileiros, o principal (quando não o único) meio de comunicação.

    Considerando ainda que enquanto consumidor tenho, portanto, garantidos os direitos da troca imediata, devolução do valor pago no produto ou ainda o abatimento proporcional do preço de um aparelho celular que apresenta problemas de funcionamento.

    “O direito à troca, devolução do valor pago ou abatimento do preço é garantido pelo parágrafo 3º do artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, o qual determina que, quando o produto é essencial, não se aplica o prazo de 30 dias para a resolução do problema, dado ao fornecedor em outros casos.”

    Considerando que a unica solução que a única proposta pela empresa até o presente momento foi o envio do celular por tempo indeterminado à assistência, o que me acarreta enormes prejuízos, inclusive financeiros, gostaria de saber se os referidos procedimentos procedem ou se existe um meio mais célere de solucionar o problema.

    Grato!

    Att

  30. Olá. tenho uma pizzaria e achei um bicho bem grande parecendo uma barata no requeijão que uso. Entrei em contato com a empresa e não me deram resposta. O que devo fazer?

  31. Comprei 1 produto e veio estragado, troquei por outro e veio estragado tambem .. o que posso fazer? a loja esta mandando ir na marca do produto e eu nao tenho tempo …

  32. Prezados, a empresa Manager Online debitou sem minha autorização 2 parcelas de 59,00 de minha conta corrente. Como faço para ser restituída?

  33. Como faço para cadastrar meus telefones para não receber mais ligações de telemarketing?
    Grata,
    Adriana

  34. Ë sobre uma compra na loja Ricardoeletron de Ubá.Isso foi em dezembro de 2013.Uma máquina de lavar e um guarda roupas(que foi entregue e montado com as ortas trincadas).O defeito da peça foi logo notada pelo montador,que ficou de voltar em 15 dias.Nunca mais apareceu.A loja nunca se interessou em resolver,tanto por tel como pessoalmente.O vendedor nem quer mais atender dizendo que a compra já saiu do computador?????Eles estão se prevalecendo que trata-se de pessoa humilde.A compra foi feita à vista,mas com muito sacrifício.A pessoa foi operada e tem dificuldade de locomoção,já que mora em São Geraldo.A própria vendedora já disse que só no Procon..Êles tem má vontade e agora até tratam mal.O gerente ninguém sabe quem é,pois êles sempre dizem que não está .Como a pessoa pode proceder para corrigir essa falha dessa grande loja de eletrodomésticos que vive ë”enganando”consumidores?

  35. BOM DIA EU GOSTARIA DE SABER COMO BUSCA MEUS DIREITOS QUE FUI FAZER UMA TRASFERENCIA DA 1 ABILITAÇAO PARA RECIFE E O DETRA DE MG MANDARAM POR COMPLETO FIQUEI 8 MESES TENTANDO FAZER A TRASFERENCIA E NAO CONSEGUIR SENDO QUE ELA E NACIONAL OQUE DEVO FAZER

  36. Tenho um automóvel no meu nome mas todo mês pago a prestação atrasada mas pago só q o banco m liga de duas em duas horas o mês inteiro eles não m dão sussego nem no serviço eles podem fazer isso?Estão n enfezando de tanto q eles ligam mesmo falando q a prestaçãovai ser paga amanha eles já m ligaram em menos de duas horas duas vezes o q devo fazer???

  37. quero fazer uma reclamação sobre o preço exorbitando do estacionamento do mercado central de BH, estive lá no último fim de semana, e gastei 40,00 reais de estacionamento, quantia essa, que considero carissima, alguem sabe onde posso fazer uma reclamação ou denuncia formal?

  38. Boa noite,

    No dia 08/05/2014 fui assaltada, levaram meu celular. liguei de imediato para a operadora solicitando o cancelamento do numero( era de conta). o atendente que atendeu no dia me garantiu o cancelamento.Porém, recebi a conta com o valor integral, ou seja, cancelei mas recebi o valor sem ao menos ter usado durante todo o mês. Liguei novamente e a atendente me disse que nao fizeram o cancelamento do numero e que para eu cancelar eu ainda irei pagar uma fatura para o próximo mês, com valor proporcional. Solicitei a gravação da ligação do dia do roubo, irao me enviar no prazo de ate 10 dias uteis. Sei eu nao tivesse me manifestado iria pagar contas e contas, e estou sendo prejudicada por uma pessoa que nao entendeu o que eu disse? ela me garantiu que se o atendente tiver entendido errado eles irao me ressarcir , será como proceder neste caso

  39. Boa tarde!
    Comprei um tênis para meu filho pela internet no dia 31/12/2013 ate o momento não recebi a mercadoria estar fazendo 5 meses envio e-mail para eles, e eles nem responde e a loja camaimports. Gostaria de saber qual procedimento tomar. Obrigado!

    • Para mais informações sobre empresas, faça contato com o Setor de Consulta e Reclamações do Procon-MG (31 3250 5010). Pesquise, também, os sites especializados em reclamações, que são uma boa fonte de informações sobre empresas.

  40. Comprei dois produtos neste site brasileiro achando q era um site de vendas como outros q já comprei inclusive recebi o anúncio vinculado a outro site de quem já comprei. Enfim comprei paguei e de repente vejo q o produto está vindo da china em meu nome, ou seja a tarifa alfandegária vai deixar o produto com preço absurdo. Estou me sentindo enganado pois comprar pra importar eu mesmo compraria! Posso fazer alguma coisa para q outras pessoas não sejam enganadas?

  41. Olá, eu gostaria de saber se tenho direito a ter o meu dinheiro de volta, eu fiz a compra de um aparelho celular que comprei em janeiro, e desde a primeira semana o celular vem dando muitos problemas, fui na loja pra tentar resolver com os vendedores e eles não conseguiram resolver, levei duas vezes na assistência e nada tbm…
    Ai quero entrar com processo contra empresa e quero saber se posso reaver meu dinheiro…
    O celular ainda esta na garantia

  42. Empresa: Canil Snoop Dog – Esmeralda (Rogerio – 31 9174-3366)
    Reclamante: Lucinéa

    Gostaria de saber os meus direitos e onde reclamar. Comprei um cachorro no dia 01/07/2014, e o dono do canil disse que a veterinária me mandaria o contrato e os dados a respeito da saúde do cachorro por por email. Como estava muito empolgada com o cão nem me preocupei. Paguei R$500,00 por um pinscher fêmea. Em casa verifiquei que ela chorava muito, não deixando ninguém dormir. Achei que era normal pois tinha sido desmamada a forca. Porém com 12 dias que ela estava comigo ela morreu. No dia 04 entrei em contato com o canil explicando que ainda não tinha recebido o email com os dados e que não podia levar no veterinário, pois não sabia nem a data de nascimento dele. Ele nem me respondeu. No dia 6 tornei a reclamar que ainda não tinha recebido o email e que me mandasse o endereço da veterinária dele, pois a cachorra estava chorando e tremendo muito e defecando mole. Também não obtive resposta. Depois disso tentei ligar e não me atendeu. No dia 8, ela começou a vomitar e cagar muito. O meu amigo veterinário deu um fortificante. Mas infelizmente no dia 11 ela amanheceu morta, pedi uma amiga que entrei em contato com o canil com o numero diferente do meu e eles atendeu. Me disse que a garantia do cachorro era de três dias e que ele não podia fazer nada. Estou indignada.

  43. Boa noite, no dia 07/07 fui abordada no supermercado VIA BRASIL por duas pessoas que se diziam ser estudantes e estavam ali pelo Jornal Estado de Minas, uma delas que se identificou como Vanessa, me disse que, se conseguissem muitos contatos de clientes, o Jornal ajudaria nas despesas da faculdade. Como sou recém formada, e sei das dificuldades que é bancar uma faculdade, resolvi ajudá-la. Ela me ofereceu uma assinatura de jornal gratuita por um mês, para poder conhecer o jornal, e me garantiu que eu pagaria apenas uma taxa única de 2.10. Sempre tiro os extratos dos meus gastos,antes de chegar a fatura já pude perceber que foi cobrado o valor de 62,90. Voltei ao Via brasil 02 dias depois e outra atendente que estava lá me informou que o valor de 2.10 é diário. Pedi o estorno. Então ela ligou para a suposta supervisora dela que se identificou como “Alessandra”, a qual me disse que estornaria o valor assim que chegasse ao jornal, me passou até o seu número de tel “86840208”. Mas até hoje o valor ainda não foi estornado. O que devo fazer para evitar que esse crime, esse roubo vá adiante, o jornal Estado Minas é uma potência e eu sou apenas mais uma consumidora enganada?

  44. Boa tarde!
    Eu queria saber se a Golden Cross pode cancelar o plano de saúde sem aviso prévio, por que uma fatura foi esquecida de pagar, sendo que as posteriores já estão pagas.
    Como eu faço pra reclamar da Golden Cross e eles possam reativar meu plano?

  45. Oi, comprei um celular no site do Ponto Frio e falava que iria chegar em 14 dias úteis. Foi um mês e nada. Entrei no chat e me falaram que meu pedido tinha sido extraviado, e que entrariam em contato. Me ligaram e falaram que ainda não tinha no estoque, e se eu queria um vale no valor. Pedi o celular mesmo. Entrei no chat e eles me disseram que eu poderia pedir outro celular de até 10% acima do valor.
    Mas acho um descaso enorme fazer a propaganda e não ter no estoque, ainda mais que comprei pra dar de presente

  46. Boa Tarde,
    Meu nome é paulo cesar
    eu comprei um smatphone sansumg s4 no site facil de comprar , efetuei o pagto conforme as condiçoes oferecidas e até hoje 08/08 não recebi o produto e nem o storno do dinheiro que paguei, gostaria de saber qual a providencia tomar,

  47. DE OLHO NA VALIDADDE

    Prezados,
    estou tendo dificuldades em verificar os lotes de produtos da Unilever, pois estive no Supermercado EPA da Rua Conselheiro Lafaiete, 735
    Sagrada Família – Belo Horizonte – MG Cep: 31.030-010 – Tel: 3482-6266 e o gerente se negou a me entregar os quatro lotes diferentes que encontrei, alegando que o lote do Condicionador Clear 400ml listado abaixo vai somente ate o sexto digito descartando assim os três ultimos digitos, gostaria de saber se o mesmo procede?
    Registrei Boletim de ocorrência.

    O mesmo ocorreu no Supermercados BH da Av Santos Dumont, com o Creme de Ervilha, um detalhe curioso na rede do BH é que circula internamente um e-mail para os gerentes de que a pessoa só poderá retirar o produto caso esteja em compras, ou não poderá levar, e existe também uma ordem para não deixar as pessoas olharem a data de validade.
    Devo registra Boletim de ocorrência na Policia toda vez?

    Outro produto que vence constantemente é o suco de soja Ades sabores, o lote é separado assim como o do creme de ervilha, na proxima semana haverá maionese Helmans vencendo em varios EPA e BH e a pesgunta é – Como se olha o lote Unilever?

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