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237 respostas em “Fale conosco

  1. Boa noite,
    Venho por meio deste informar que o site para a inscrição do evento que ocorrerá no dia 05 de outubro esta com problemas, pois não estou conseguindo abrir por não carregar corretamente. Como posso realizar a minha inscrição?
    Franciane

    • Bom dia Franciane,
      O nosso sistema estava com problemas ontem, peço-lhe desculpas pela demora na resposta. Tente novamente e se não conseguir entre em contato com a Secretaria de Educação para Consumo (31) 3250-4680 ou pelo email proconeducacao@mp.mg.gov.br
      Att.,
      Cristiane Gontijo
      Secretaria Administrativa do Procon-MG

      • Ola boa tarde…fiz uma compra no site do magazine luisa, quando estava fazendo a compra apareceu no site q o prazo para entrega era de 8 dias,depois que reaolizei a compra e paguei a vista apareceu no site 15 dias uteis que daria dia 29 de outubro.ai entrei em contato pelo chat deles e me falaram que tiveram um problema na emissao de nota fiscal..O que devo fazer nao fui avisada de nada e tem outra isso é eganacao do consumidor..

      • gostaria de saber se eu posso desistir de uma passagem aérea em tenho par obrigação paragar a multa por favor me oriente,e eles tbm combram multa se for trocar a data querodisser;antesipar para o outro mes

      • Olá Marilucia!

        Caso a desistência ocorra no prazo de 7 dias da compra, há a possibilidade de desistência, mesmo que tal direito ainda esteja envolto a discussões, com decisões favoráreis e contra o consumidor. Caso a desistência ocorra após 7 dias, poderá ser cobrada multa, mas esta deverá ter valor razoável, ou seja, entre 10 e 20% do valor do bilhete. Deve ser ressaltado que não há legislação que determine tal percentual, o qual é fruto de entendimento doutrinários/jurisprudenciais (veja através do seguinte link: http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/taxa-por-remarcaco-de-voos-no-pode-ultrapassar-10-do-valor-da-passagem).

        Caso persista o problema, procure o Procon de sua cidade ou o Juizado Especial de sua comarca.

        Att.,
        Equipe Procon-MG

      • olha a lotérica de tapira esta necessitado de uma fiscalização do órgão da caixa pois esta com muitas reclamações da parte da comunidade local
        Todas as vezes que necessita de se retira o pagamento ou eles pagam menos do regula que é de R$1500 por saque ou simplesmente não atende por que todas as vezes que é pagamento o sistema cai isso tem gerado revolta na comunidade de tapira , a ponto de muitos querem atentar para o proconm.

    • gostaria de fazer uma pergunta a vivo me ofereceu plano do vivo controle e ja faz anos que vinha usando o fale ganhe 4,depois vivo sempre e no mes passado dia 16/02 foi oferecido um plano vivo-smart aceitei e nunca fui feliz depois de 30 dias retornei aligar e para minha surpresa e não fazia parte de plano nenhum e claro que fiquei sem crédito pra falar e hoje a atendente gessica me incluiu no plano que eu tinha anteriormente mas e disse que eu estaria sendo ressarcida com meus creditos de volta pois havia pago 28,e alguns centavos e para minha surpresa novamente meu saldo q estava de 12.62 centavos logo enseguida recebi uma msn que meu saldo era 8.42 centavos como pode ser isso mas não termina por ai pq colocaram uma cobrança de vivo internet descontando desse saldo 0.99 centavos quero saber como fazer se nem com a internet móvel da vivo estamos contentes por favor façam valer a lei dos direitos do consumidor sendo que agora eles nem passam minhas ligações para os atendentes e eu preciso da internet e do celular

  2. Ola,
    tenho uma duvida, fiz matricula em uma faculdade particular em 2008, estudei por alguns meses e por problemas financeiros abandonei o curso. Agora a faculdade fez a inclusão do meu nome junto a um tal de “Check check”. Isso é legal do ponto de vista juridico? Li em alguns sites que é legal e em outros, inclusive do procon da Bahia, que é ilegal. Por favor, me esclareça essa duvida.
    Att.
    Eliane

    • Olá Eliane, bom dia!
      Segundo Ricardo Amorim, assessor jurídico do Procon-MG, este é um caso complexo, pois há decisões favoráveis ao consumidor, dizendo que a inserção do nome é indevida, como há jurisprudências em sentido contrário, entendendo que, se o aluno (devedor) não comprovar o cancelamento de sua matrícula junto a instituição de ensino, o contrato continuou vigorando. Assim, com o contrato de prestação de serviços educacionais vigorando e considerando o não pagamento das mensalidades, temos que o consumidor (aluno ou responsável) tornou-se um inadimplente, podendo ter seu nome incluso em cadastros negativos, como o SPC.

      Diante do exposto, caso se sinta prejudicada, pode propor ação judicial indenizatória, seja na justiça comum ou no âmbito do Juizado Especial.

      Att.,
      Cristiane Gontijo

  3. Boa tarde.
    Comprei um blazer preto, forrado. Usei-o durante um dia de trabalho, e ao final do dia, ao reirá-lo, percebi que o mesmo havia tingido a blusa que eu estava usando por baixo, deixando-a totalmente preta! A loja tem obrigação de trocá-lo por outro produto? O blazer é uma roupa que só pode ser usado com outra por baixo, mas no caso é impossível isso, pois eu iria manchar toda roupa que eu usasse com ele. Aguardo retorno e agradeço.
    Juliana Azevedo de Oliveira.

    • Boa tarde Juliana,
      Nesse caso, se o produto que você comprou possui um vício (constatado ao usá-lo), você deve levá-lo à loja em até 90 dias e solicitar a troca. Não esqueça de levar a nota fiscal.
      Att.
      Cristiane Gontijo
      Secretaria Administrativa Procon-MG

  4. Eu assinei um contrato com uma empresa de aluguel de ônibus para excursões, e no contrato estava escrito que se eu cancelar eu teria que pagar uma multa de 20% do valor do aluguel. quando eu assinei o contrato eu estava com 17 anos, agora já estou com 18, e eu cancelei o contrato por não precisar mais do ônibus, tentei conversar com a contratada, mas ela se recusou a negociar e dizendo que iria entrar judicialmente contra mim, eu tenho que pagar os 20% ou não? Menor de 18 anos pode assinar contrato? O que devo fazer?

    • Bom dia Igor,
      Segue as orientações do assessor jurídico do Procon-MG, Ricardo Amorim:

      A cobrança de multa de 20% é legal, pois há previsão contratual. Em relação à idade, em regra, o contrato não tem total validade, a menos que o menor de 18 anos fosse emancipado ou a realização do contrato tivesse sido acompanhada e assinada pelos responsáveis. De qualquer forma, é um assunto um tanto complexo, pois, na prática, menores de 18 fazem, a todo momento, contrato jurídicos de relação de consumo. Além disso, há circunstância em que o menor de 18 e maior de 16 anos terá capacidade para atos da vida civil, como determina o art. 5 º do Código Civil. Veja

      Art. 5º A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil.

      Parágrafo único. Cessará, para os menores, a incapacidade:

      I – pela concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento público, independentemente de homologação judicial, ou por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos;

      II – pelo casamento;

      III – pelo exercício de emprego público efetivo;

      IV – pela colação de grau em curso de ensino superior;

      V – pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existência de relação de emprego, desde que, em função deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia própria.

      Assim, por exemplo, se você for servidor público, o contrato é válido.

      Por isso tudo, sugiro que procure o Procon de seu município, se for o caso, acompanhado de seus responsáveis, para análise mais aprofundada da questão. É essencial que leve o contrato, pois o estudo desse documento também é de suma importância.

      Att.,
      Cristiane Gontijo
      Secretaria Administrativa do Procon-MG

      • Esta aparecendo na minha tela uma mensagem obrigando -me a aceitar um tipo de contrato, não tenho nenhum interesse faça-me o favor de cancelar este timo de presão cancele isto voces estão dificultando a minha operação tentando me obrigar a aceitar o que não quero op que não quero

  5. Boa tarde. Eu procurei o procon a respeito de um processo contra a HP, acerca da manuntenção de um notebook e o advogado me disse que enviaria a data da audiência em 15 dias, porém já passou esse prazo e ainda infelizmente não recebi nenhuma notícia. Como faço pra saber a data?

    • Bom dia Marcos!

      Em Belo Horizonte, temos 3 Procons, o Procon Municipal, o Procon Assembleia e o Procon-MG, o qual eu faço estágio. Para poder lhe ajudar gostaria de saber em qual lugar você foi atendido, por quem, etc.
      Att.,

      Cristiane Gontijo
      Secretaria Administrativa do Procon-MG

  6. Boa noite,
    gostaria de saber o seguinte: fazia estágio e sai do meu estágio em julho, ao mesmo tempo tinha o lis do banco e emprestimos, na conta corrente foi debitado um seguro desemprego, desde então não consigo pagar as contas e já fui cadastrada do spc e serasa por não cumprir com meus compromissos com o referido banco. posso requerer o seuro ou realmente é só para carteira assinada? para contrato de estagio é válido?
    desde já agradeço a atenção
    Fernanda

    • Olá Fernanda, bom dia!
      A questão referente ao seguro desemprego não é pertinente à Justiça de Defesa do Consumidor nem ao Procon. Sugerimos que procure a Justiça Trabalhista. Para consultar os postos de atendimento, acesse: http://portal.mte.gov.br/postos/

      Att.,
      Cristiane Gontijo
      Secretaria Administrativa do Procon-MG

  7. é correto a faculdade cobrar os 12 meses? e janeiro que a gente nem estuda pagamos também
    “matricula”

    • Boa tarde Jean!
      Segundo o assessor jurídico do Procon-MG, Ricardo Amorim, é correto sim! A Lei Federal 9.870/99 determina que, pela prestação do serviço escolar, será pago uma anuidade ou semestralidade, que, obrigatoriamente, deverá ser parcelada em 12 ou 6 vezes. Assim, legalmente, uma escola deve colocar no contrato o valor da anuidade, por exemplo, R$12.000,00 e oferecer a possibilidade de pagamento em 12 vezes. Se o contratante quiser, poderá pagar à vista ou pagar parceladamente em 12 vezes. Ressalte-se que o parcelamento em 12 vezes é obrigatório, mas outros planos de parcelamento podem ser oferecidos (art. 1º, § 5º, da Lei 9.870/99).

      Att.,
      Cristiane Gontijo
      Secretaria Administrativa do Procon-MG

  8. comprei no http://www.corpopefeito.com um perfume e um suplemento na compra do perfume ganhava uma mochila. O pedido chegou na minha casa mas eu estava viajando,minha mãe recebeu a mercadoria e a deixou guardada sem abrir o pacote, eu cheguei de viagem duas semana depois fui abrir o pacote e dentro só estava o suplemento e a mochila o perfume não estava lá nem a nota fiscal e quando eu entro na opção do site de rastreamento de produto dá a informação de dados não encontrados. Já realizei várias comprar nesse site e isso nunca aconteceu. Que providências devo tomar quanto a isso?

  9. Solicitei servico vivo internet, paguei modem e chip. Todavia descobri que nao havia cobertura vivo na cidade. Passaram-se alguns dias quando chegou conta de cobranca da internet e do aparelho. Desde entao estou tentando fazer cancelamento dos mesmos, porem a cobranca de multa por quebra de contrato continua vindo. Penso que nao poderiam fazer cobranca visto a impossibilidade da oferta do servico. Alegam que o prazo para devolucao era de ate 15 dias, nao recebi nenhum contrato informando nada disso. O que fazer???

    • Olá Elaine, bom dia!
      Você deve reclamar no Procon de seu município, em razão de um contrato firmado com informações imprecisas ou enganosas. Se detectar que, em seu município, houve publicidade da Vivo sobre o serviço 3G, houve publicidade enganosa, podendo ser feita representação junto à Promotoria de Justiça local.
      Para consultar a lista de Procons, acesse: http://migre.me/7fS27

      Att.,
      Cristiane Gontijo
      Secretaria Administrativa do Procon-MG

  10. Olá!
    A Apple está fazendo o recall do iPod Nano primeira geração.
    Basta levar o aparelho e após algumas semanas de análise eles trocavam o iPod de primeira geração para um de sexta geração.Precisa apenas do aparelho: sem nota fiscal, sem caixa, sem os fones.
    Participei do programa de substituição e recebi o iPod novo. Porém, o fone de ouvido que tenho não encaixa do aparelho novo, e só toca música por uns dez segundos, apagando logo depois.A Apple não devia mandar o aparelho novo com o fone também?
    Ora, eu tinha um aparelho que funcionava, e só foi trocado por falha da própria empresa.
    Agora tenho o aparelho novo, mas não posso escutá-lo.
    Isso não é errado? O que devo fazer?
    Att.,
    Thais
    Programa de substituição: http://www.apple.com/br/support/ipodnano_replacement/

    e problema ocorrido:http://support.apple.com/kb/TS3700?viewlocale=pt_BR

    • Olá Thais, bom dia! Segundo Ricardo Amorim, assessor jurídico do Procon-MG:

      “Certamente, o produto tinha um problema mais sério, podendo afetar a vida, saúde e segurança do consumidor. A empresa está de olho é no artigo 10 do CDC. Nesse caso, aplica-se a regra geral do CDC. Isto quer dizer que, em relação a um produto durável com vício aparente/de fácil constatação, o consumidor tem o prazo de 90 dias para reclamar. Por sua vez, após a reclamação do consumidor, que equivale a deixar o produto na assistência técnica, a empresa terá o prazo de 30 dias para consertar o bem. Se, no 31º o problema não estiver solucionado, troca-se o produtos ou devolve-se o valor pago (à época da aquisição). E, como disse o consumidor, ele faz jus a um aparelho completo, inclusive, com os fones de ouvido.”

      Att.,
      Cristiane Gontijo
      Secretaria Administrativa do Procon-MG

  11. Em dezembro de 2010 fiz uma conta Claro sob medida 80,mas ja na primeira conta achei o valor abusivo,tentei entao passar para claro controle, mas o atendente disse que não era possível,então tirei o chip da claro do celular e guardei na caixa,paguei corretamente,esperei passar a fidelidade,e logo no inicio de janeiro de 2012,fiz portabilidade para outra operadora,depois disso recebi cobrança indevida da claro,ja tentei resolver o assunto amigavelmente de várias formas, mas é um total descaso e desrespeito ao consumidor,. Quem responde por essa falta de ética da operadora Claro?

    • Olá Willianir, bom dia!
      Faça uma denúncia à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e, se necessário, registre uma reclamação no Procon de sua localidade. O artigo 42 do CDC, parágrafo único, discorre sobre cobranças indevidas: “O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.” Isto é, se você pagou por algo que não deveria, tem direito à restituição do dobro do valor pago atualizado monetariamente.
      Contato central de atendimento Anatel: http://migre.me/7TZPx
      Órgãos de defesa do consumidor: http://migre.me/7U09P

      Att.,
      Cristiane Gontijo
      Secretaria Administrativa do Procon-MG

  12. Comprei um carro Celta 0 km na Jorlan e paguei a vista. O vendedor me passou o prazo de que o veículo chegaria em 5 dias utéis. A compra foi efetuada no dia 10/03 e até hoje o veículo não chegou a concessionário segundo o vendedor. Como devo proceder?

    • Olá Luana, boa tarde!
      Se o fornecedor não cumpre a oferta, de acordo com artigo 35 do CDC, você pode cancelar a compra com direito à restituição dos valores pagos atualizados monetariamente. Caso necessário, em Belo Horizonte, você pode procurar o Procon Municipal (Av. Santos Dumont, 363, Centro – Tel.: 156) ou o Procon Assembleia (R. Curitiba, 2002, Lourdes – Tel.: 2108-5500).

      Att.,
      Cristiane Gontijo
      Secretaria Administrativa do Procon-MG

  13. Boa noite!
    Fiz uma “compra”, com o cartão de credito, e assinei um contrato com a empresa, uma empresa de turismo, comprei um pacote de viagem pra ser pago de 5x, paguei a primeira no cartão de credito e as outras prestações seriam no cheque. No momento eu estava animado com a ideia, mas depois pensei bem, avaliei toda a situação e vi que não era algo vantajoso, e agora estou tentando cancelar, porem não consigo. Liguei para a empresa e conversei com a pessoa que me atendeu no dia, pedi pra cancelar expliquei toda a situação, o vendedor disse que verificaria no cartório a situação(isso na segunda-feira dia 26/03, a compra foi feita no domingo 25/03), liguei ontem novamente e fiquei sem resposta, liguei hoje e não consegui falar com o vendedor. Gostaria de saber como proceder?

    • Olá Angelo, boa tarde! Desculpe-nos pela demora no retorno, mas a sede do Procon-MG mudou de endereço e ficamos sem telefone e internet.
      Quanto à questão, o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor estabele que o consumidor tem o direito de arrependimento apenas para as aquisições realizadas fora do estabelecimento comercial: internet, telefone, reembolso postal, catálogos, “venda de porta em porta”, sendo o prazo de 7 dias contados do recebimento do produto. Como não é o seu caso, seria necessário a análise do contrato para que se possa consultar as consequências do cancelamento do mesmo. Se for o caso, procure o Procon de sua localidade para orientação.

      Att.,
      Cristiane Gontijo
      Secretaria Administrativa do Procon-MG

  14. Olá. Tenho uma dúvida.
    No ano passado eu me matriculei em um curso de curta duração de design gráfico e web design, cada um com três matérias.
    No entanto, por alegarem falta de turmas completas, fiz apenas duas matérias de um curso ( não tive certificado) e nenhuma do outro. No contrato diz que o número minimo para formação de turma é de 5 alunos, porém já faz um ano ou mais que a turma não é formada.
    Contactei a escola e eles não me deram resposta sobre a devolução do meu dinheiro. Não me interesso mais pelo curso, até porque fui enrolada por tempo demais.
    Gostaria de saber se cabe uma reclamação no Procon e quais as melhores alternativas pra obter meu dinheiro novamente.
    Muito Obrigada

    • Boa tarde, Natália, você deve procurar o Procon municipal da sua cidade. A lista de Procons pode ser acessada em migre.me/8K7LK.

  15. Boa noite!

    Fiz uma compra de um ingresso para um evento, mas este foi adiado. Gostaria de saber se tenho direito a devolução do valor pago ?

    • Tem direito sim, Fabio. Os contratos são em tempo certo, local e preço. Se algum desses itens for modificado, o consumidor tem direito a receber o dinheiro de volta. Se você estiver com dificuldades em ser ressarcido, procure o Procon municipal (migre.me/8K7LK).

  16. Bom dia eu sou cliente vivo, e tenho o plano controle móvel, vem a conta para mim todos os meses, eu paguei pelo código de barras, porém, a vivo acusa que eu não pague, e bloqueou meu telefone, não posso fazer e nem receber ligações. O que devo fazer? è muito rui passar por isso.

    • Olá Gelma, bom dia!
      Primeiramente, você deve obter junto ao banco em que pagou a conta o respectivo comprovante. Feito isso, entre em contato com a operadora e encaminhe o comprovante por fax ou email. Não havendo resultado, procure o Procon de sua localidade, levando o respectivo comprovante de pagamento.

      Att.,
      Cristiane Gontijo
      Secretaria Administrativa do Procon-MG

  17. Ola a philips ta pra min entregar um micro-ondas a mais do que um més eles so ta min enrolando o qué que eu devo fazer? e o qué que eu vou ganhar?,qual é o meu direito?
    obrigado desde já

    • Olá Felipe, bom dia!
      Você pode exigir o cumprimento forçado da oferta (artigo 35 do CDC) ou cancelar a compra, com a devolução total da quantia paga (artigo 49 do CDC). Qualquer que seja a opção, se não houver o devido cumprimento por parte da empresa, você deverá reclamar no Procon de seu município ou Juizado Especial da comarca.

      Att.,
      Cristiane Gontijo
      Secretaria Administrativa do Procon-MG

  18. fiz a locação de um imovel, mas me tem sido cobrado o iptu, o que me gerou uma duvida sou obrigado a pagar este imposto?

    • Olá Robnei, boa tarde!
      Questões relacionadas a contratos de locação de imóveis não são analisadas por Procons, que cuidam, essencialmente, de matérias sobre direito do consumidor. De qualquer forma, sugerimos que verifique a Lei Federal 8.245/91, especialmente, o artigo 22.

      Att.,
      Equipe Procon-MG

  19. ola queria saber onde vejo se foi cobrada essa taxa (tac) de pesquisa de financimento de mim onde vejo isso ??? desde ja obrigado …

    • Boa tarde Tiago!
      Peça para a instituição financeira um extrato detalhadado de seu contrato, onde conste tudo que você já pagou. Permanecendo a dúvida, procure o Procon municipal de sua localidade.
      Para acessar a lista de todos os Procons do país, acesse: http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp

      Att.,
      Equipe Procon-MG

  20. Bom dia!
    Pretendo adquirir um imóvel pela MRV Engenharia em Contagem no bairro Fonte Grande.
    O imóvel está em Lançamento, com previsão de entrega para o 2º semestre de 2014.
    O que eu preciso consultar para saber se está tudo certo com a obra? Quais as taxas que eu terei de pagar? O valor da comissão do vendedor é pago por mim? Como eu fico sabendo do valor do imóvel avaliado pela prefeitura?
    Obrigada!

    • Olá Luana! Boa Tarde!
      Procure o Procon Belo Horizonte para dilimnir suas duvidas, bem como identificar as questões mais reclamadas contra a deferida empresa.
      O endereço do Procon Belo Horizonte é rua Espírito Santo, 505 – Centro.

      Att.,
      Equipe Procon-MG

  21. Boa noite
    comprei um carro da FIAT em dezembro de 2011 e paguei R$ 15.000,00 a vista e financiei pelo banco FIAT em CDC o valor de R$22.800,00.
    Agora revisando meu contrato, vi que foi cobrado uma tarifa de cadastro/contrato (financ.) no valor de R$715,00 e foi cobrado também despesa de registro de contrato no valor de r$55,66.
    liguei dia 06/06/2012 para a SAC da FIAT e me disseram que não devolvem o dinheiro cobrado.
    o que devo fazer? Ajuizar uma ação pedindo a devolução do valor em dobro?
    ficarei no aguardo
    muito Obrigado.

  22. Ola, Moro de aluguel em um bairro em BH e meu antigo valor era 195 e atualmente pago 240 reais por mes, sendo que todo ano tem o reajuste de 10 a 12% sobre o valor atual, mas como os proprietarios do imovel sao novas pessoas eles, eles enviaram uma noticicaçao nos informando sobre outro reajus por conta propria de 50% sobre o valor atual, e que faria uma reforma no barraca, ( locaçao de forro de PVC), caso nao concordemos temos 60 dias para desocupa-lo, que o aluguel está defasado de acordo com a localidade, esse barracao tem uns 30 ou mais anos de existencia como nos moramos nesse barraca a 20 anos e nao temos contrato assinato apenas um carne como comprovante, gostariamos de saber se esse aumento está correto por lei, pois o barracao está necessitando de reformas, além do forro de PVC, nesse caso quais sao os nosso direitos, ja que nunca atrasamos o pagamento do aluguel.obrigado pela atençao.

    • Boa tarde Leandro!
      Procons não são legalmente competentes para realizarem análise de contratos de locação residencial/comercial. Por isso, sugerimos que procure a Defensoria Pública, que fica na Rua Paracatu 304, Fone 3349-9550, Barro Preto, 30180-090, BH-MG.
      Também existe o site da Defensoria Pública: http://www.defensoriapublica.mg.gov.br/

      Att.,
      Equipe Procon-MG

  23. Olá. Domingo, dia 09/07, meu Carro foi riscado no supermercado extra. Porem na hora do ocorrido, fiquei muito abalado e não me lembrei de fazer BO, nem falar com ninguem do supermercado. Gostaria de saber se o supermercado extra é responsável pelo dano causado ao meu veículo e quais providencias eu devo tomar. Tenho apenas o comprovante de compra e permanência no estacionamento. O carro é novo, com 1 semana de uso apenas. Obrigado.

    • Bom dia Felipe!
      Há diversos julgados que responsabilizam os supermercados por danos causados em carros postos em seus estacionamentos. Todavia, no seu caso, de fato, a ausência de boletim de ocorrência e reclamação direta e imediata junto ao estabelecimento podem dificultar a solução do caso. Converse com os responsáveis. Não havendo solução, procure o Juizado Especial de sua comarca.

      Att.,
      Equipe Procon-MG

  24. comprei uma fonte de computador e a mesma dentro da garantia parou de funcionar. a loja já constatou o defeito, eu possuo a nota fiscal, mas a loja se recusa a trocar porque eu não tenho mais a caixa. a loja pode se recusar a troca apenas porque não tenho a caixa?

  25. Olá,

    Pretendo trocar um produto com defeito porém perdi a nota fiscal. No endereço
    http://www.procon.sp.gov.br/dpe_respostas.asp?id=2&resposta=4 “,
    do procon-sp, é dito que não se perde o direito de troca, desde que seja possível vincular à venda à loja (por extrato bancário, código de barras do produto etc). Esta regra se aplica também a MG? Existe uma lei ou texto que possa imprimir e levar junto comigo no momento da troca para apresentar em caso de resistência?
    Os 30 dias para a troca se esgotam amanhã! Se alguém souber poste o link por favor!

    Abraços

  26. Boa tarde,

    Fui a uma concessionária FIAT e não encontrei o carro que eu gostaria de comprar, o vendedor me disse que poderia fazer o pedido, porém caso a redução de IPI terminasse antes da entrega do carro eu teria que pagar pelo preço do dia da entrega, nesse caso, sem a redução do IPI.

    Isso esta correto, ou eles teriam que praticar o preço do dia em que foi feito o pedido?

    Kelson,

    • Boa tarde Kelson!
      Em regra, o valor do IPI dependerá da época em que se der o faturamento do veículo. Se isso ocorrer depois de 31 de agosto, o tributo será maior. Desta forma, tudo dependerá daquilo que estiver previsto no pedido, que é considerado um pré-contrato.

      Att.,
      Equipe Procon-MG

  27. Boa Tarde,

    Estou com dois problemas com duas empresas distintas, e não sei como proceder. São eles:

    – A empresa dona do aplicativo TOING enviou para o meu telefone celular mensagens semanais como se eu tivesse feito a assinatura deste, o que eu jamais fiz, com a cobrança de um valor X semanalmente. No final do mês verifiquei minha conta telefônica e veio realmente a cobrança do serviço. Para não ter que pagar o valor cobrado, tentei entrar em contato com o SAC deles, mas não dispõem desse serviço. Então entrei em contato através do site Reclame Aqui (e descobri através dele que enviar assinaturas sem solicitação é uma prática comum da empresa), e me responderão(antes da data de vencimento da minha conta) reconhecendo o erro e se dispondo a cancelar e pagar o valor reclamado, apenas deveria deixar os meus dados bancários lá disponíveis. Apesar da mensagem continuei recebendo as mensagens de renovação do serviço. Acreditando que meus problemas seriam resolvidos, Encaminhei uma nova mensagem pedindo novamente o cancelamento do TOING e que disponibilizassem uma forma de passar meus dados bancários (e-mail, telefone, …) sigilosamente, visto que o site Reclame Aqui é aberto para quem quiser ver. Depois dessa mensagem não tive mais nenhum tipo de contato pela empresa e quero meu dinheiro de volta e denunciar a pratica dessa empresa.

    – O meu outro problema é com um serviço de mensagens do Banco Itaú. Alguém habilitou, não sei se intencionalmente ou não, o numero do meu celular para receber movimentações bancarias (saques e débitos) do próprio cartão. Costumo receber em média 2 mensagens por dia deste serviço do banco, de um cartão que não é meu, e de um serviço que não contratei. Entrei em contato com o SAC do banco e na própria agência, mas eles alegam que nada podem fazer, apenas quem for dono do cartão pode desabilitar o serviço. Estou de saco cheio dessas mensagens.

    Gostaria de saber como proceder nestes casos.

    Aguardo retorno,

    Jordana

    • Olá Joradana, boa tarde!
      O Procon-MG atende causas de interesse coletivo, para registrar a sua reclamação procure o Procon de sua cidade. Em BH, há o Procon Assembleia (R.Curitiba, 2002, Lourdes) e o Procon Municipal (Av. Santos Dumont, 363, Centro).
      Para consultar o endereço de outros Procons, acesse: http://migre.me/8K7LK

      Att.,
      Equipe Procon-MG

  28. OLA , MEU NOME É RAFAEL RESIDO EM CONTAGEM
    NO DIA 28/06 LIGUEI NO TEL DE INFORMAÇOES DA CLARO PARA SABER QUANTO AO NAO FUNCIONAMENTO DE UM MODEM , APÓS PACIENTE ESPERA DE CERCA DE 30 MIN PARA SER ATENDIDO A ATENDENTE NÃO SOUBE ESPECIFICAR OQUE ESTAVA OCORRENDO COM O EQUIPAMENTO E QUE SERIA FEITO UM CONTADO POR PARTE DA EMPRESA PARA SOLUÇÃO DO PROBLEMA E QUE NA PROXIMA FATURA SERIA ABATIDO O VALOR REFERENTE A 5 DIAS APÓS ESTA RECLAMAÇÃO.
    E NO DIA 10/07/2012 ESTIVE EM UMA LOJA DA OPERADORA CLARO PARA QUESTIONAR QUANTO AO FUNCIONAMENTO DE UM MODEM, DAI O ATENDENTE ME DISSE QUE O MESMO ESTAVA QUEIMADO E OQUE ELE PODERIA FAZER ERA CANCELAR O NUMERO DO MESMO E ME PASSAR OUTRO,SENDO ASSIM FORMALIZANDO UM NOVO CONTRATO.
    E HOJE NO DIA 01/08/2012 RECEBI UMA CONTA REFERENTE AO PERIODO DE 22/06/2012 A 22/07/2012 COM O VALOR INTEGRAL 65,00R$.
    LEMBRANDO QUE A DATA DE VENCIMENTO É TODO DIA 10 E QUE A ULTIMA REFERENTE AO PERIODO QUE REALMENTE HOUVE USO FOI PAGA NO MESMO DIA DO CANCELAMENTO.
    GOSTARIA DE SER AUXILIADO QUANTO AO QUE DEVO FAZER.
    DESDE JÁ OBRIGADO!

    • Olá Rafael, boa tarde!
      O Procon-MG atende causas de interesse coletivo então você deve fazer sua reclamação no Procon do seu município.
      Em BH, há o Procon Assembleia (R.Curitiba, 2002, Lourdes) e o Procon Municipal (Av. Santos Dumont, 363, Centro).
      Para consultar o endereço de outros Procons, acesse: http://migre.me/8K7LK

      Att.,
      Equipe Procon-MG

  29. Boa noite,

    Tenho uma financiamento na BV Finaceira, que foi feito no dia 01/07/2012, aonde foi cobrado R$418,00 de Tarifa de Cadastro e R$58,37 de Registro de contrato, fiquei sabedo que eles nao podem cobrar essas taxas desde 2007, então entrei em contato com a financeira pedido pedido a restituição dos valores cobrados indevidamente, mas a atendente me informou que a BV Finaceira não tem nada a declarar sobre esse assunto, então o que devo fazer?

  30. Boa tarde! Eu gostaria de saber se as normas do procon também são aceitas para compras internacionais (ou se existe algum outro órgão controlador). Pois em meados de abril realizei uma compra, apos 3 meses entrei em contato com o site informando que o produto ainda não havia sido entregue, e tive a seguinte resposta:
    “Boa tarde,
    Obrigado pelo seu e-mail.
    Lamentamos saber que a sua encomenda tenha sido extraviada.
    De momento estamos em posição de lhe oferecer o reembolso da mesma, visto já não termos mais o artigo em estoque. Por favor preencha o formulário em anexo para podermos processar o reembolso.
    Gratos pela sua colaboração e compreensão.”
    Eu reenviei um email pedindo que me enviassem uma lista com os produtos semelhantes, mas eles se recusaram. Gostaria de saber quais os meu direitos diante dessa situação, pois tenho interesse no prduto. Vale lembrar que o site não é nacional. Desde já agradeço a atenção!

  31. Bom dia, meu nome é Rodrigo e gostaria de fazer uma consulta sobre a escola de computação gráfica, a Seven.
    Entrei na escola tem quase um ano, porém o curso caiu gradativamente de qualidade e quero sair, porém assinei o contrato e falam que temos que pagar uma multa bem grande para a sair. Mas a escola não cumpre com as suas obrigações, na minha sala trocamos de professor mais de 3 vezes em 1 mes. A mesma também se diz centro autorizado da adobe, porém não é, apenas a unidade sede do Rio de Janeiro que é autorizada. Tanto que nos alunos, recebemos software pirata da escola.
    Gostaria de saber quais os meus direitos sobre isso e o que fazer.
    Obrigado

    • Boa tarde Rodrigo!
      Se a rescisão contratual é motivada pela escola (que está prestando um serviço inadequado), a multa deve, em tese, ser paga pelo fornecedor ao consumidor. Procure o Procon de seu município.
      Para acessar a lista de todos os Procons do país, acesse: http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp

      Att.,
      Equipe Procon-MG

  32. Bom dia,
    Fui até uma loja fazer uma compra para ser pago no cartão de débito, após 5 tentativas da vendedora em passar o cartão e não conseguir comunicação com o sistema do banco eu desisti e fui embora. Passei no banco e tirei um extrato e vi que foi debitado em minha conta o valor da compra e ainda duplicado. Voltei a loja e mostrei o extrato a vendedora e ela me mostrou que transação não foi concluida e que constava como ” negada” .Liguei no 0800 do banco e me informaram que em 6 dias úteis iriam fazer o estorno automaticamente.
    Como deve proceder para reaver a quantia de volta? até o momento não recebi, e o valor é consideravel : R$ 5.600,00 reais.

    Desde já agradeço.

    Anderson

  33. Bom dia,
    Tenho para meu veiculo um seguro corporativo da UNIPROPAS, seu pagamento é mensal e o não pagamento na data do vencimento gera a não cobertura do mesmo.
    Não paguei o boleto de 10/09 e estou descoberto desde então, liguei hoje pedindo o cancelamento e ele me infornaram que tenho que pagar os boletos de 10/09 e 10/10.
    Isto é devido, uma vez que eu fiquei descoberto apartir de 11/09 e a UNIPROPAS não mais prestava serviços a mim? Obrigado

    • Boa tarde Christian!
      A Unipropas não é uma seguradora, mas sim uma cooperativa/associação que oferece proteção veicular, serviço similar ao seguro, mas que, para muitos, é ilegal. Ocorre que essas associações não têm autorização da Susep para exploração do serviço de seguro. O consumidor, sempre que desejar um seguro, deve procurar uma seguradora devidamente autorizada pela Susep. No caso específico, é recomendável a efetivação de reclamação no Juizado Especial Civel.

      Att.,
      Equipe Procon-MG

  34. olá.tenho uma duvida eu trablho em uma loja de 1,99 e as vezes chega mercadorias no caixa para ser paga com preço alterado e o cliente quer levar pelo preço que esta na mercadoria.oque devo fazer ao certo? outra duvida a qndo fazemos a troka de uma mercadoria tipo um controle de tv qndo vendmos ja falamos que nao devolvemos o dinheiro e sim trocamos por outra mercadoria. e msm assim o cliente vem e qur o dinheiro de volta eles tem o direito de pegarr o dinheiro de volta?

    • Boa tarde Luciana!
      Em relação ao preço, valerá aquele que for mais benéfico ao consumidor, ou seja, o menor.
      Em relação a segunda questão, não ficou claro se o consumidor solicita a devolução da quantia paga em razão de algum “defeito” no produto. Se a questão for essa, o lojista tem, em conformidade com artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, o prazo de 30 dias para solucionar o problema. Somente trigésimo primeiro dia, caso não tenha havido a solução, é que o consumidor passa a ter direito a troca do produto ou devolução da quantia paga. Por outro lado, se o produto adquirido for essencial (que é aquele imprescindível ao seu destinatário, como, por exemplo, remédio, chuveiro, cadeira de rodas, etc.), a troca deve ser feita imediatamente.

      Att.,
      Equipe Procon-MG

  35. bom dia…
    meu nome é heliane.desejo orientação sobre o protocolo ( de olho na validade).
    ocorre que meu irmão, encontrou em um supermercado ( que assinou esse protocolo) um produto vencido. porém a moça do caixa ao mostrar ao gerente, foi orientada a dizer ao meu irmão que ele não teria direito a outro produto porque havia naquele produto duas datas de validade, uma da empresa ( data que meu irmão nao viu no ato da compra) e outra do supermercado, que constava que o produto estava vencido. e que no caso em tela, valeria a data do fabricante. é correto um produto ter duas datas de validade? o supermercao poderi negar a entrega de um produto gratuito? o que deve ser feito? visto q o produto “vencido” ficou no supermercado para ser comercializado? o supermercado pode descumprir a regra, com essa desculpa de duas validades. obs: havia mesmo outra data de validade.se possível, mande-me um email. helianetj@yahoo.com.br obrigada!

    • Olá Heliane! Boa tarde!

      O programa De Olho na Validade não estabelece regras específicas para situações com a narrada pela senhora. Todavia, o fato apresentado é uma infração aos direitos do consumidor, tendo em vista que produtos com erros na indicação de prazos de validade são impróprios para o consumo. Por isso, apesar de não se aplicarem as regras do Programa De Olho na Validade, pode ser feita reclamação junto ao Procon-MG, por meio do seguinte lin:
      https://aplicacao.mp.mg.gov.br/ouvidoria/cidadao/acesso.do?idOuvidoria=14

      Att.,
      Equipe Procon-MG

  36. Por favor, eu moro fora do pais a alguns anos, e nesta semana pedi que minha cunhada (e procuradora) no Brasil que pedisse um cartao de credito em minha conta bancaria.
    Minha surpresa e’ que meu nome foi negativado por uma conta em aberto na oi fixo no mes 06/2007.
    Pelo o que entendo a lei fala que os 5 anos de inadiplencia no spc conta da data de vencimento da conta. Se esta conta vendeu em 06/2007, porque eles incluiram meu nome ao SPC (somente spc), no dia 19/08/2012? 5 anos e 2 meses depois.
    Por favor, o que devo fazer? Minha cunhada ja foi a uma loja oi e eles nao retiram meu nome do spc.
    Obrigada

    • Descobri que esta conta se refere ao um telefone instalado na casa de meu pai, com uso indevido de meu cpf, e que quando eu descobri, cancelei, mas as ultimas 2 contas nao forao pagas.

  37. Olá,
    Fiz a compra de um celular na loja online da VIVO no dia 19/10. No dia 24/10 recebi um email dizendo que o pedido foi aprovado e enviado para o faturamento. Ainda no dia 24 as parcelas já haviam sido lançadas no cartão de crédito.

    O problema é que eles não me entregaram o aparelho e toda vez que ligo lá é uma demora danada pra ter alguma informação e eles sempre tem uma desculpa do tipo “O sistema está fora do ar” ou “Retorne sua ligação em 48 horas que já teremos uma previsão” e por ai vai…

    Quando fiz a compra, aparecia no site dizendo que o prazo de entrega é de 5 dias uteis, mas já se passaram 11.

    O que posso fazer com relação a isso? Existe alguma ferramenta online do procon onde eu possa formalizar uma reclamação?

  38. Bom dia
    Fiz uma compra no walmart.com.br no dia 12/11/2012 com pedido aprovado no dia 13/11/2012 e no mesmo dia foi enviado para a transportadora e até hoje não tinha recebido nenhum comunicado e nem o produto sendo que o prazo máximo de entrega era dia 16/11/2012.
    Tentei o contato com a empresa dia 21/11/2012 por telefone e chat sem sucesso, hoje dia 22/11/2012 consegui contato através do chat e o atendente me informou que ocorreu um problema junto a transportadora, (lembrando que eu não fui avisada) e disse que o produto não seria enviado, e que eu teria que escolher se queria o reenvio, o estorno ou o vale compras no site, escolhi o reenvio e pedi que me informasse uma nova data para entrega e ele disse que seria impossível já que o produto estava com a transportadora e teria que aguardar que ele retornasse, certo pedi o reenvio e o pior o atendente disse que isso não era possível por que o produto estava indisponível, fiquei sem entender o por quê ele me perguntou se eu queria o reenvio e pedi então que fosse feito o estorno, que vai demorar mais uns dias, já que isso eu sei que depende da administradora de cartão de crédito.
    Lembrando que tenho tudo isso registrado.
    A minha dúvida é essa reclamação procede junto ao PROCON?

    Aguardo retorno

    Agradeço.

    Att.
    Vanessa Alessandra Martins

  39. Olá

    Fui comprar uma caixa promocional de fraldas da Turma da Mônica (noturna) nas Lojas Americanas do pátio Savassi e me deparei com o seguinte:

    Caixa com 56 fraldas (shampoo GRÁTIS) = R$39,90
    Caixa com 56 fraldas (sabonete GRÁTIS) = R$29,90

    Podem me explicar? O mesmo pacote, para uso noturno, com a mesma quantidade e um produto (grátis). Estão cobrando R$10,00 a mais por um produto GRÁTIS. Absurdo. Isso é permitido?

  40. BOA TARDE . EFETUEI UMA COMPRA NO SITE DAS LOJAS AMERICANAS TV SHARP DIA 19/11/2012 A O PRODUTO FOI ENTREGUE EM 22/11/2012 SO QUE COM A TELA TODA TRINCADA , O MESMO FOI RECOLHIDO EM 29 DE NOVEMBRO. E ATE HOJE DIA 11/12/2012 O PRODUTO NÃO FOI ENTREGUE .FOI FEITA RECLAMAÇÃO COM O NUMERO DE PROTOCOLO 130146951 A ATENDENTE CAROLINE INFORMOU QUE SOMENTE SERA ENCAMINHADO O NOVO PRODUDO ASSIM QUE O MESMO DER ENTRADA NO ESTOQUE DE SAO PAULO SENDO QUE O MESMO FOI RECOLHIDO PELA CENTRAL DE CONTAGEM . GOSTARIA DE DEIXAR A RECLAMAÇÃO E SE HOUVER ALGUMA SOLUÇÃO VIAVEL GOSTARIA DE ORIENTAÇÃO POIS, O PRODUTO FOI ADQUIRIDO PARA PRESENTE DE NATAL A MINHA MÃE E A ATENTENDE NÃO SOUBE INFORMAR QUE DIA SERÁ ENTREGUE .

    DESDE JÁ AGRADEÇO O ESPAÇO .

    SEM MAIS
    MANOEL CARLOS
    31 85728343/ 25156411

  41. ESTOU TENTANDO FAZER O CANCELAMENTO DA MINHA TV POR ASSINATURA ( SKY)
    E ELES NAO DISPONIBILIZAM A OPCAO CANCELAMENTO NO MENU DE ATENDIMENTO POR TELEFONE. ESTAO ARGUMENTANDO QUE POR EU TER UMA FATURA EM ABERTO EU NAO POSSO CANCELAR. ISSO PARA FICAREM COBRANDO CADA DIA USADO ATE QUE EU PAGUE A FATURA COM 12 DIAS DE ATRASO. DESRESPEITO AOS CLIENTES E DESCUMPRIMENTO DO CODIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.

  42. OLÁ
    Gostaria de obter informações sobre o processo de implementação do PROCON em um municipio, que passos devemos seguir para que isto seja realizado.
    Cristiane- Ataleia
    Desde já agradeço.

  43. ENTREI EM NO SITE SUBMARINO, NELE TINHA UMA OFERTA DE TV LED 46 EM 12 X 134,92, QUANDO CLIQUEI PARA COMPRA – LA O PREÇO SUBIU PRA 12 X 149,92…MESMO EU NAO TENDO EFETUADO A COMPRA , DEVO PROCURAR O PROCON??????
    OBS: FIZ UMPRINT DA TELA COM O PREÇO ANTIGO
    ATT. LUCAS FREITAS

  44. Olá, fiz uma compra no Ponto Frio e após esperar 30 dias e eles não terem me entregado o produto ainda adicionaram mais 10 dias úteis ( 2 semanas) para o banco devolver meu dinheiro, mas segundo o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor eles não teriam que me devolver o dinheiro imediatamente?

  45. Boa tarde! Por favor, me tirem uma dúvida. Solicitei juntamente ao detran a renovação da minha CNH e fiz todo o procedimento necessário.A entrega da CNH é feita pelos correios. Contudo, segundo os correios houve 3 tentativas de entrega e não havia ninguém em casa. Nesse caso, a correspondência volta ao remetente, que em tese seria o detran, mas agora vai para a UAI (e não mais para o detran. Essa foi a informação que recebi ao me dirigir ao detran). Fui a UAI e eles me disseram que ainda não havia recebido a correspondência, que ainda estava nos correios. Consegui rastrear a correspondência e fui aos correios. Lá fui informada que desde o dia 3 de janeiro desse ano os correios fez a entrega para a UAI (fui na UAI no dia 18 de janeiro) Como é possível perceber fiquei de um lado para outro e ninguém resolveu minha situação. O que devo fazer, uma vez que os correios e o detran afirmam que a CNH está na UAI e a Uai diz que não está lá ainda? Preciso do meu documento e não sei mais o que fazer. Me ajudem, por favor com alguma orientação. Obrigada!

  46. Olá, fiz uma compra de um celular pela internet, mas veio violado o pacote então eu o devolvi isso já faz mais de 15 dias e não tive nenhuma resposta. Quantos dias eles tem pra me mandar outro celular?

  47. Olá.
    Recebi uma notificação de que meu nome esta no spc,
    porem se trata de um cartao que não tenho, que nunca fiz e nunca recebi nenhuma fatura que mim informasse a existencia desse cartão, o que fazer primeiramente nesta situação?

  48. Oi me chamo Vinicius eu faço um curso na empresa prominas treinamento mais eles de uma hora para outra parou de ter aulas estou um mês e meio sem ter aulas já vai em terá dois meses e eles prometeu que ia voltar em janeiro e minha mãe continua a pagar o boleto por que eles fez um contrato com ela e se ela não pagar no dia ou passar do dia ela tem que pagar a multa gostaria de saber o que posso fazer

  49. Gostaria de saber se uma agência bancária pode transferir a conta do cliente para outra agência sem sua autorização ou comunica-lo.

    • Olá Geralda!
      Não (a menos que exista uma justificativa, como, por exemplo, fechamento de agência). Sugerimos que, não havendo solução junto à instituição financeira, procure o Procon municipal de sua cidade.
      Para acessar a lista de todos os Procons do país, acesse: http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp

      Att.,
      Equipe Procon-MG

  50. Gostaria de saber se o Procon-MG tem uma relação de sites que foram alvo de reclamações recorrentes, pois estive querendo comprar no site , mas encontrei algumas reclamações haja vista que o mesmo trabalha com a importação, a partir de pais do oriente(china, hong kong) dos produtos que oferece no site. O referido site pratica preços muito abaixo do mercado( celulares que custam R$ 2.000 oferecidos a menos de R$ 700), então fiquei receoso sobre pratica de algum crime(descaminho,evasão de divisas ou contrabando, etc).

    • Boa tarde Givanildo!
      Para mais informações sobre empresas, faça contato com o Setor de Consulta e Reclamações do Procon-MG ( 31 3250-5010). Pesquise, também, os sites especializados em reclamações, que são uma boa fonte de informações sobre empresas

      Att.,
      Equipe Procon-MG

  51. Fiz uma compra pelo site e o prazo de entrega era até dia 21/03 na data seguinte como nao tive a entrega realiza e ai me passaram um novo prazo q era ate ontem dia 26/03 e tb não realizada tb hj entrei em cont no sac da e não me info nada pq não sabe ooq aconteceu gostaria de saber quais as metidas tenho que tomar

  52. O grupo VITORIA DA UNIÃO vende lotes em condomínios fechados, mas nos contratos eles não põe data de entrega dos empreendimentos. Fiz uma compra, com a promessa de entrega de boca, e eles estão com quase um ano de atraso da entrega, pretendo desistir do contrato e só eu que serei lesada. Não percebi esta maldade no contrato ou “malandragem”, Por lei isto não é obrigatório? Qual o compromisso com o consumidor? É uma empresa que vem crescendo com o boom imobiliário tirando proveito dos consumidores. O que fazer? Como proceder?

    • Boa tarde Lília!
      Para solução de seu caso, procure o Procon municipal de sua localidade. Para que seja feita investigação sobre a atuação da empresa, em especial, sobre o contrato de adesão fornecido no mercado, formalize reclamação perante o Procon-MG, por meio desse link: https://aplicacao.mp.mg.gov.br/ouvidoria/cidadao/acesso.do?idOuvidoria=14 . Anexe cópia do contrato e outros documentos que possuir, inclusive eventuais materiais publicitário.

      Att.,
      Equipe Procon-MG

  53. oi…eu comprei um PS3 no site orla informatica(de fortaleza)no dia 12-02-2013 o qual efetuei o pagamento avista no boleto bancário…passado uns dias me mandaram um numero de rastreamento não sei se falso,mas não consegui rastrear o produto.No dia 20-0302013 me mandaram um email dizendo que o meu produto havia sido extraviado nos correios e que seria feito um novo envio,desde então não consigo mais entrar em contato com a empresa,nem por telefone e nem por email.Há alguma possibilidade de conseguir meu dinheiro de volta?

  54. Olá, Bom Dia! meu nome é mirian, não sei se entrei no lugar certo mais tenho uma enorme duvida e gostaria que vocês me ajudassem se possivel, pois a dois anoa atras uma suposta empresa me ligou me comunicando de uma divida que eu desconheço, alegando ser do ano de 2000, agora´passando todo este tempo eu recorri a loja no caso ponto frio , não existe nenhum debito no meu nome, passando estes dois anos outra empresa volta-me ligar falando da suposta divida, o mais estranho é que a pessoa que me ligou toda hora sai do telefone pra supostamente verificar meus dados, e agora eles querem de todo o geito que eu faça uma carta com o meu proprio punho mando pro suposto endereço com todos os meus dados? e agora me ajudam, como devo agir nestes casos???? obrigado pela compreensão.

    • Boa tarde Mirian!
      Solicite todos os dados referentes à suposta dívida e procure a agência bancária correspondente. Não faça carta de próprio punho, pois equivalerá a uma confissão de dívida. Pelo decurso do tempo, pode ser que sua dívida já esteja prescrita.

      Att.,
      Equipe Procon-MG

  55. Bom Dia !
    Na realidade tenho duvidas que gostaria de esclarecimento se possível.
    Tenho uma conta inativa no banco do Bradesco que não utilizo a 3 anos e após um processo judicial que tive pelo mesmo banco neste mesmo período o Bradesco colocou meu nome no spc. Quando fui ao banco para maiores informações a atendente diz que não tinha histórico da minha consta no sistema e diz ser cheque especial. Mas nunca utilizei nenhum serviço do banco que não fosse unicamente para receber meu salario. Mesmo assim tentei um acordo pois não quero que meu nome fique restrito; e me cobraram um valor muito alto que não concordo. O que posso fazer para resolver este problema?
    A outra duvida refere -se a uma compra que fiz no Magazine Luiza, de um ferro que desisti três dias da compra e tentei efetuar o cancelamento ; disse a gerente que só poderia trocar o produto pois não trabalhavam com cancelamento em sua loja. Visto que não fariam o cancelamento Não vi outra escolha que não fosse ficar como produto já que comprei no cartão de credito. Só que até o momento não recebi o produto e em contato com a loja a vendedora disse que no caso do cliente não ter recebido a compra no prazo por qualquer motivo o entregador tentaria novamente no prazo de 3 três dias e o mesmo não aconteceu. Então entrei em contato com a loja novamente e recebi outra informação; que o produto seguiria para loja de produto la mesmo. Então tentei diversas vezes mas não consigo falar para confirmar a chegada do meu pedido na loja . O que pode ser Feito neste caso?

  56. Olá gostaria de fazer uma consulta. Comecei a fazer o curso na Seven CG/Games em Belo Horizonte e tudo que tive após assinar aquele bendito contrato foi só decepções. No dia que fui conhecer a unidade eles me falaram de uma tal bolsa que iria me dar 62% de desconto e que apenas 30 alunos teriam essa chance, com o tempo vi que TODOS os alunos tinha sido informados e participado dessa “bolsa” e que eu não era exclusividade, entre outras promessas eles me falaram que iam me entregar o uniforme e os materiais assim que começasse o curso, porém, nada disso aconteceu, outra coisa bastante negativa foi fazer eu perder metade do ano na espera do curso começar. No dia que assinei o contrato eles me falaram que iam começar no mês de março sendo que na verdade o curso começou no final do mês de MAIO!! Além disso me senti totalmente enganada com a propaganda que eles fizeram no início… Os professores não tem licenciatura para dar aulas, as aulas não tem conteúdo nenhum e o certificado não tem valor algum no mercado. Mas agora que quero cancelar o meu contrato eles me cobram uma multa absurda, sendo que eu não recebi uniforme, material e fui apenas em 2 aulas… Gostaria de saber quais são os meus direitos sobre isso e como devo proceder nessa situação ?

  57. Boa tarde,

    Comprei 02 celulares no site Girafas.com, fiz o pagamento a vista. Eles deram o prazo de 05 dias úteis para a entrega, e no quinto dia foi entregue apenas um celular, porém a nota fiscal veio para os dois celulares. Entrei em contato com o atendimento do site e eles falam que não tem o número do rastreio do meu pedido e pedem mais 10 dias úteis para me passar esse código. Gostaria de saber como devo proceder perante a essa situação. E se eu, como consumidora, tenho algum direito.

    Att,

  58. boa noite, comprei um computador no valor de dois mil reais recentemente , dei uma boa entrada e parcelei o restante mas recentemente atrasei duas prestações. chegou uma correspondência aqui em minha casa alegando que se eu não pagasse iriam ser tomadas as providencias cabíveis ,como meu nome no spc/serasa e inclusive a penhora de bens. isso é possível penhorar meus bens?obrigado.

  59. ola gostaria de saber se o reclamante pode representar em qualquer procon ou apenas naquele que representa seu domicilio?

    • Boa noite Maralina! O reclamante pode apenas representar no procon do municipio em que foi comprado o produto. Caso não haja procon no local deve-se procurar o procon da cidade mais próxima

  60. ola,fiz um acordo em uma loja e negociei uma divida,nao to conseguindo pagar,posso tentar diminuir nas parcelas do acordo.

  61. Estou querendo cancelar o cadastro com SCN – serviço de credito nacional e não consigo, outra observação é que a taxa de aumento e agente não é comunicado
    estou indignada com o descaso do serasa experian, pois a mais de um mês tento cancelar o serviço do serasa e eles ficam te jogando de uma lado pro outro, pesquisei no site do serasa foi em vao , pois o site deles só tem informação para te vender os produtos .
    Fora que ha aumento e nao somos comunicados

  62. Boa tarde fiz um contrato com sky,que o atendente me prometeu que ficaria 3 meses sem precisar pagar a mensalidade e que as faturas veriam como contra apresentação e nesse mes de setembro recebi uma mensagen dizendo que estava com pagamento em atraso ,entrei em contato com a empresa e me disseram que no sistema estavam constando que minha fatura seria no valor de 39,90.Agora um atendente me diz que nao preciso pagar e depois me enviam cobrança ,e as minhas faturas estao do jeito que o primeiro me disse com o vencencimento en contra apresentação ,nao seria propaganda enganosa

  63. Fiz uma compra de um site coletivo Localclub do estado do Paraná. O produto era um ultrabook acer. Paguei à vista (em janeiro/2013) a até agora não entregaram o produto e nem devolveram o dinheiro! Como procedo para receber o produto ou o dinheiro de volta? Sou de Espera Feliz – MG

  64. OLA EU ALUGUEI UM VESTIDO A ALGUNS DIAS ATRAS , MAS AGORA EU NAO SEI SE QUERO FICAR COM ELE . GOSTARIA DE SABER SE POSSO DESISTIR DESTE ALUGUEL , O VESTIDO JA ESTA PAGO MAS INDA NAO BUSQUEI , FICOU NA LOJA PARA AJUSTES A DATA PARA BUSTCAR E 18/10. NA NOTA ESTA DIZENDO QUE EM CASO DE DESISTENCIA DEVESSE AVISAR COM NO MINIMO 30 DIAS SOB PENA DE TER QUE PAGAR O VALOR DA LOAÇAO , OU SEJA COMO JA PAGUEI ELES NAO DEVOLVERIAM O DINHEIRO . ACONTECE QUE ALUGUEI A POUCOS DIAS PARA O DIA 19/10 POR TANTO NAO DA NEM 30 DIAS GOSTARIA DE SABER SE ELES PODEM FAZER ISSO E COMO DEVO PROCEDER CASO NAO QUEIRAM DEVOLVER O DINHEIRO . OBRIGADA ….

  65. Boa noite!

    No dia 01/10/2013, exatos 6 dias atrás, o site http://www.submarino.com.br lançou a promoção “Black Night”, no qual anunciava o smartphone Sony Xperia ZQ por R$999,00, dessa forma, acessei o site para efetuar a compra do produto, mas quando verifiquei o preço pelo site, o preço do produto já não coincidia com o enviado a mim no e-mail.

    OBS: Ainda possuo o e-mail da promoção contendo a oferta.

    Gostaria de adquirir este produto pelo preço informado no e-mail, oque faço?

    Att.,
    Joel Salvi

  66. Oi boa tarde to precusando muito da ajuda de vcs e que estou comprado um imóvel na planta ainda pela mrv e ja dei todas as papeladas direitinho inclusivo ja paguei a entrada deles e mais 3 boleto e assinei um Monte de papel que eles falo que tinha aprovado mais por si em so foi la na segunda-feira para acabar de assinar as coisa com a acessória deles ai eles mandou os documentos para o banco do Brasil depois de 3 dias eu liguei o moço falo que o banco não tinha aprovado ainda pq eles achou uma imregularização no meus documentos e que eles ia manda um email para assessoria para fala o que era mais até agora ja faz uma semana e eles falo que banco não mandou nada falando o que era ainda e era para mom aguarda pq se for algum erros de documentos eles mesmo podia resolver agora se foce alguma restrição eu tinha que regularizar para o banco poder aprovar mais o duro e restrição não e pq não tenho nome sujo bom em fim agora não sei o que fazer so quero saber tb se a causo tudo isso acabar positivo ou negativo sera depois de quanto tempo posso tentar fazer outro financiamento pelo este programa minha casa minha vida?

  67. Boa Noite! Comprei um tenis pelo site da Kanui no dia 30/09/2013 e recebi no dia 03/10/2013. Ao utiliza-lo pela primeira vez o produto apresentou defeito. Entrei em contato com a Kanui e eles me informaram que o prazo para troca por defeito após o uso é de 7 dias corridos. Apos este prazo eu deveria entrar em contato direto com o fabricante. Gostaria de saber se esta informação procede. Devo entrar em contato com o fabricante ou a loja é responsavel pelo produto vendido?

  68. Boa tarde, fiz uma compra em uma loja física da minha cidade de madeira para uma construção em minha casa, no pedido da compra constava que eu poderia devolver parte da madeira se caso sobrasse ao termino da obra, mais agora que pedi pra casa de material de construção recolher a madeira que sobrou e descontar do pedido me disseram que não poderiam pegar a devolução pois a madeira ja tinha sido plainada não mais estava na seu modo bruto, mais esse processo é feito pela própria casa de construção no ato da compra pra depois entregar, e não constava esse detalhe no pedido e nem me foi informado, o que posso fazer nesse caso?

  69. Assino net e pago em dia, mais nos ultimos 2 meses a internet so fica fora e a tv nem sinal, ja fiz contato com o mesmo e todos os tecnicos que vão a minha casa resolvem o problema na hora mais é só virar a esquina que os mesmo problemas voltam, estou cansado de ser passado pra trás, pois pago tudo certinho.o que poderia fazer pra resolver esse problema?

  70. Boa Tarde,

    Há 2 meses fechei um contrato de formatura, e no qual assinei constava somente o valor que eu deveria pagar, meus dados, os dados da empresa de formatura, e o nome da comissão da sala. O que eu assinei foi um termo aditivo ao contrato de formatura que a comissão assinou. Porém, não consta, no termo que eu assinei, a multa no caso de desistência (30% do valor contratado), porque fui tentar cancelar meu contrato, o qual já paguei o preço integral. Além de não ter a cláusula da multa no termo, também não me deram o contrato original, e nem me informaram dessa multa. O que devo fazer?

    Obrigada.

  71. Estou mobiliando meu escritório através de compras nas lojas virtuais, pois os produtos são mais baratos. Com isto tenho observado a conduta das empresas. Hoje, por exemplo, vi um produto que ontem era R$ 179,91 passar R$ 199,00, justamente na véspera da promoção “BLACK FRIDAY”. Isto é um caso de notificação pelo PROCON, não? Isso atinge várias pessoas, é fraude. Como faço para fazer a reclamação online ou denúncia?

  72. Boa tarde! Eu estava vendendo no site do mercado livre, quando fui retirar o dinheiro, eles me acusaram de ter uma outra conta no site da qual o comprador alega não ter recebido o produto (realmente ouve esse ocorrido, o comprador não recebeu porque os correios não o localizaram na sua residência, depois disso o produto retornou a minha casa, e eu fiz o reembolso do cliente por deposito, porem isso foi em 2011) agora em 2013 eles barraram minha conta e disseram que para mim retirar o dinheiro, tenho que entrar em contato com o site, porem além deles não terem opção de contato, sempre que eu clico em contato e informo o caso o site da erro. Sendo que, o que eu vendi, todos os clientes receberam e qualificaram positivo. Também uma vez que consegui entrar em contato eles informaram resolver o caso em 2 dias, e isso já tem 3 meses. O que devo fazer.

  73. Uma funcionária da NET ( Izabela ) entrou em contato comigo( à aproximadamente 15 dias ) oferecendo serviços da NET.( Tv a Cabo + Fixo + Internet + 2 pontos = 109,00 nos 3 primeiros meses e 179,00 após isso ), como eu já possuia TV a cabo ( Claro/ Embratel ) e fixo ( Oi ), ela pediu que eu não cancelasse o fixo, pois queria continuar com o mesmo número e ela mesmo faria a portabilidade, pediu para que cancelasse de imediato somente a Tv a Cabo.
    O que fiz a aproximadamente 10 dias atras.
    Ela disse que o prazo para ligar seria de 7 dias úteis,
    Quando entro em contato com a central, além de não ter a opção FALAR COM UM ATENDENTE, o sistema diz que minha rua não possui cabeamento, que isso agora é com a CEMIG ( em momento NENHUM ela me disse isso quando estava me oferecendo o serviço ).
    O sinal da minha rua não é bom, com isso, só funciona com Tv a cabo, e como ela me pediu para cancelar, nada funciona mais, ou seja, tem aproximadamente 15 dias que estou sem televisão.

    Gostaria que tomassem uma atitude o mais urgente possível, no sentido de resolver esse problema.

    DESDE JÁ AGRADEÇO !

  74. Estou com um grande problema e tentei procurar o procon, mas não existe na minha cidade e o procon das cidades vizinhas não atende por ser de outro município. Isso q dizer que o procon é so para alguns? O q tenho q fazer?

  75. Comprei em maio do ano passado um celular samsung duos nas americanas em recife em uma viajem que fiz, desde a primeira semana quem me ligava dizia que estava sempre fora de área. Pensei q fosse o sinal do local onde trabalho, mas agora além disso ele desliga sozinho, trava e as vezes não entra na internet. Não entrei em contato com a samsung nem americanas.como devo proceder? Obrigada!

  76. olá, mandei meu celular para a garantia, dia 28/01/2014, meu celular é MOTOROLA e ate o hoje dia 10/03/2014 eles nao o enviaram de volta, ja contatei com os atendentes e eles nao deram satisfação, preciso de ajuda

  77. É certo uma operadora me cobrar juros por atraso no pagamento da conta de internet, se foi ela que nao me enviou a fatura até o dia do vencimento?

  78. Tinha uma viagem(excursão) marcada a saída para as 14:00 horas, porém já eram 20:00 horas e nada de onibus chegar, então desisti da viagem, pela irresponsabilidade e falta de comunicação por parte da responsavel. não é companhia de viagem. tenho direito ao reembolso do valor já pago ? minha cidade não tem procon. o que faço?

    • 1) Para solução do problema narrado procure o Procon de sua cidade ou o Juizado Especial de sua comarca.
      2) Caso persista o problema, procure o Procon de sua cidade ou o Juizado Especial de sua comarca.
      Att,

  79. Olá!

    Comprei uma TV LCD SAMSUNG, modelo LN40D503F7GXZD e com apenas 1 ano e 4 meses de uso ela começou a ficar com a tela vermelha, encaminhei a uma assistência técnica de minha cidade, pois a garantia já havia acabado, e fui informado que o problema é na tela e não compensa arrumar. Pesquisei na internet e constatei que se trata de um problema vicioso deste modelo de aparelho, e sempre ocorre com pouco mais de 1 ANO de uso.

    Segue link do reclame aqui com as queixas de outros consumidores:
    http://www.reclameaqui.com.br/5009010/samsung-electronics/tv-samsung-modelo-ln40d503f7gxzd-com-tela-avermelhada/

    O que pode ser feito? A Samsung se omite de qualquer responsabilidade por já haver vencido a garantia, porém é um defeito que sempre ocorre neste aparelho após 1 ano de uso?

  80. Boa tarde?
    Comprei meu celular ( sony Xperia SP) a menos de um ano e já deu e ta dando vários problemas. O tráfego de dados moveis de funcionar 2 vezes, eu tive que levá-lo a autorizada fiquei sem ele por toda minhas feria (30 dias). Agora com menós de dois meses que ele voltou da autorizada, vi que a tela dele está solta, descolada. Queria saber se tenho direito a pedir outro celular na loja em que eu comprei. Oque eles fizeram comigo é humilhante. Desde já obrigado

  81. Bom Dia,
    Faz uma semana que estou sem internet em casa Oi Velox , já abri dois chamados e eles falam que o problema vai ser resolvido em 48 horas mais até agora nada. Quero saber o que fazer se esse problema se estender .Para quem reclamar

  82. Boa tarde.
    No dia 25/04/2014,apos a volta da aula fui tomar o iogurte da nestle GREGO Light, que se encontrava totalmente lacrado, e ao abrir a tampa notei um liquido meio amarelado com pingos preto ao provar notei um gosto diferente e ao retirar a tampa por completo, parte dela havia mofo, tentei ligar na central de atendimento ao consumidor,porem nao houve atendimento, mandei email e eles ainda nao responderam, verifiquei a data de validade e esta no prazo de consumo porem nao tenho mais a nota da compra que foi realizada no supermercado,gostaria de saber como devo proceder nessa situação?

  83. Prezados,

    Prezados, boa noite!

    Qual o procedimento necessário para conseguir estágio no Procon MG?
    Curso Direito, PUC Minas, 5º período, noite.

    Atenciosamente,
    Carina

  84. tive minha luz cortada pela cemig e minha conta estava paga mais na hora q o funcionario da mesma chegou o comprovante nao estava no local pedir para religarem e me enformarao q eu tinha um debito de 2012 o q eu fasso

  85. Lojas marisa copramdo juro abusivos,so de encargos pago20reais fora multa por atraso e outros q chega a 30reais todo meses .oq faço por favor?

  86. Bom dia,
    gostaria de saber como devo proceder para bloquear meu número de telefone para ligações de operadoras de telemarketing. A uol já me ligou 4 vezes hoje e mais algumas vezes durante a semana, não aguento mais e gostaria que meu número fosse retirado da lista de telemarketing deles.

  87. Boa tarde. Fiz uma graduação no Pitágoras até Julho de 2012. Espero o Diploma. Por e-mail dizem que o Diploma está ok, mas falta o Certificado de Reservista. Perdi o documento, mas o Decreto 57.654 Artigo 19 me desobriga a apresentar por eu ter mais de 45 anos.Obrigado – João Crispim

  88. fiz um contrato com a vivo em fevereiro de 69,90 com um pacote de internet de 6,00gb em março veio a conta vencimento dia 6 no valor de 54,42 liguei para saber fui informada q er pq não havia terminado ou seja me enrrolaram,no mes de abril veio o valor de 97,80 liguei novamente me enrrolaram e disseram q ia normalizar, so q agora em maio veio uma conta de 108,00 o q eu faço a conta venci dia 6 de junho,não pedi para aumentar a franquia ou coisa desse tipo por favor me de uma luz. obr

  89. Boa noite, fui realizar uma compra e derrrepente fui informada q meu constava no spc…fui ate a loja e fui informada q a tal compra foi realizada em outra cidade, ai fiz o pagamento e entao pedi o carne com a minha assinatura e ficaram de me ligar , resumindo me ligaram e nao era minha a divida, foi um erro deles….como devo proceder neste caso???

  90. Gostaria de saber como proceder no caso em que efetuei a ligação para TIM cancelando um plano pós pago e retornando para o pré pago em fevereiro,tudo bonitinho e informado pela atendente que estava ok.Em março chegou uma faturaleguei novamente informei o ocorrido e a atendente informou que poderia desconsiderar e que não haveria mais cobrança.tudo perfeito até a data de 26-06-2014 quando sem receber mais nenhuma faura recebi um comunicado que meu nome estaria sendo incluido no serasa por não paga as faturas de Março e abril e que teria até o dia 28-06-2014 para sanar a divida.diante dos protocolos posso acinar por danos moraris

  91. Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida tenho uma divida no Banco do Brasil que está prescrita, estou negociando para quitação, após esta quitação a caixa pode bloquear um financiamento para casa própria.

  92. Bom dia,
    Estou precisando muito da ajuda do procon, pois tenho uma divida com o banco Itau que se transformou em uma bola de neve e preciso urgentemente auxílio para renegociar pois todas negociações que fiz até hoje junto ao meu gerente não foram satisfatória para mim mas sim para o banco, uma divida que era de uns 40 mil hoje está em torno de uns 75 mil e sem contar que ele me proporão dividir este valor em 48 parcelas de 2190 reais eu paguei a primeira parcela pra tentar ter um alívio do banco pois eles me ligam todo dia e até carta ameaçando penhora de bens já recebi, mas não tenho nenhum bem em meu nome e também não tenho condições de pagar durante 4 anos esse valor que eles querem. Preciso muito de ajuda. Aguardo um contato urgente de vocês .
    Att,
    Daniel

    • Bom dia Daniel! Formalize a reclamação perante o Procon-MG, por meio desse link: http://www.mpmg.mp.br/areas-de-atuacao/defesa-do-cidadao/consumidor/apresentacao/apresentacao.htm (anexe cópia de qualquer documento que possuir sobre a possível oferta enganosa, incluisve “prints screens”). Qualquer coisa entre em contato com a central de atendimento pelo telefone: (31)3250-5010

      Não sei se esse é o seu caso,mas o art. 42 do código de Defesa do consumidor diz:

      CDC – Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990
      Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.
      Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.
      Parágrafo único. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.
      Art. 42-A. Em todos os documentos de cobrança de débitos apresentados ao consumidor, deverão constar o nome, o endereço e o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF ou no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ do fornecedor do produto ou serviço correspondente. (Incluído pela Lei nº 12.039, de 2009)

      Att,

  93. Oi Tudo Bem
    Olha O Fornecedor Da Claro Tv Me Forneceu Um Pacote De 54,90 Mais Eu Paguei A Primeira
    conta que no caso seria 43,80 durante um Mês e a segunda conta venho 80,81 e eu liguei na central de atendimento e a moça disse que o valor do meu pacote que no caso seria o pacote familia mas eu falei que não era meu pacote que no caso seria o pacote essencial eu falei que ela poderia troca o valor da minha fatura ela disse que não poderia troca somente com um papel provando o valor de 54,90 mas eu falei mais como eu pedi o contrato ainda não poderia alterar o valor da fatura ela disse que ia tomar as devidas providencias oque eu faço

  94. Ja levei minha televisao pra conserta 2 veses pq ela veio com defeito so que antes ela se apagava depois veio do mesmo geitoe agora ta toda manchada nao vale mais leva pq ela sempre vem com um defeito o que faço? Por favor entra em contato 3196666830

  95. Ola ! Realizei uma compra conjunta no site leader, onde viriam 4 peças de marinex mais um jogo de 6 panelas vermelhas com tampa de vidro. Assim que recebi os produtos, abri a embalagem para conferir as mercadorias. As marinex, vieram em perfeito estado. Ja as panelas
    alem de muito finas e muito pequenas,

  96. Gostaria de saber onde reclamar. Comprei um cachorro no dia 01/07/2014, e o dono do canil disse que a veterinária me mandaria o contrato e os dados a respeito da saude do cachorro por por email. Como estava muito empolgada com o cão nem me preocupei. Paguei R$500,00 por um pinscher fêmea. Em casa verifiquei que ela chorava muito, não deixando ninguém dormir. Achei que era normal pois tinha sido desmamada a forca. Porém com 12 dias que ela estava comigo ela morreu. No dia 04 entrei em contato com o canil explicando que ainda não tinha recebido o email com os dados e que não podia levar no veterinário, pois não sabia nem a data de nascimento dele. Ele nem me respondeu. No dia 6 tornei a reclamar que ainda não tinha recebido o email e que me mandasse o endereço da veterinária dele, pois a cachorra estava chorando e tremendo muito e defecando mole. Também não obtive resposta. Depois disso tentei ligar e não me atendeu. No dia 8, ela começou a vomitar e cagar muito. O meu amigo veterinário deu um fortificante. Mas infelizmente no dia 11 ela amanheceu morta, pedi uma amiga que entrei em contato com o canil com o numero diferente do meu e eles atendeu. Me disse que a garantia do cachorro era de três dias e que ele não podia fazer nada. Estou indignada.

  97. Boa Noite.
    entrei em um plano na vivo na qual pagava todo mês 41 reais e uns centavos, cancelei no dia 03/06/2014. perguntei da atendente se eu deveria pagar algo, ou se teria alguma coisa pendente, ela me respondeu que não! essa semana chegou uma cobrança. liguei pra lá agora mesmo e além da cobrança que chegou tinha mais outra do mês seguinte. ou seja 2 cobranças. liguei e foi maior enrolação. e não resolveram nada. me ferrei e vou ter que pagar isso?

  98. Olá, fui comprar um iogurte e tirei duas unidades da bandeja. Chegando no caixa a mulher me disse que eu teria que levar a bandeja inteira. eu só queira 2 iogurtes é certo que pra isso eu tenho que levar a mercadoria inteira. A moça do caixa me disse que era por causa do código de barras da embalagem. Acabou que fiquei sem meu iogurte. Isso é correto? Não seria tipo uma venda casada?

  99. Boa tarde, por favor, meu marido comprou nesses vendedores que de porta em porta uma esteira magnetica que custou 12x de R$ 150,00. Isso foi ontem, hoje eu vi pesquisando na internet que o preço real desse produto é de R$ 300,00 no maximo. Gostaria de saber se temos o direito a devolução do produto ou desistencia da compra. Fico no aguardo, muito obrigada!

  100. Olá. Em abril/2014 me envolvi em um acidente de carro, fiz um acordo verbal com o proprietário do outro veículo que quitaria todas suas despesas, após cerca de 1 mês ele me enviou um email solicitando 650,00 reais, fiz o depósito (ainda tenho o comprovante) e demos por encerrado o assunto, pois cumpri com o combinado. Porém, agora (julho de 2014) a associação COOPEV (associação mineira de proteção automotiva) me enviou uma notificação extrajudicial solicitando 3000,00 reais referentes ao concerto do carro e 600,00 reais referentes a honorários advocaticios. Pesquisando na internet vi que a promotoria de defesa do consumidor e a susep consideram ilegal esta atividade de associações. Gostaria de saber se realmente a atividade destas associações é ilegal? se for ilegal, eles podem me fazer este tipo de cobrança?

  101. tem duas semanas que a operadora de telefonia celular VIVO tem oferecido um serviço além de parcial muito ruim.as ligações quando completadas não chegam a meio minuto em algumas situações não se consegue comunicar mesmo num raio de distancia de poucos metros.gostaria de uma atenção desse orgão pois já foi feito reclamações na ANATEL.obrigada

  102. Bom dia!
    Ontem fui a uma loja de vestuários infantis, chamada Carambola (localizada na avenida Professor Mário Werneck, 1351 – Buritis, Belo Horizonte) para realizar uma compra. Ao perguntar o valor da roupa, a funcionária disse ser R$ 131,00. Ao querer pagar e dizer que seria no cartão de crédito, fui surpreendida com o reajuste da roupinha, que por ser no CRÉDITO, subiu para R$ 152,00. Cancelei a compra e fui embora.
    Gostaria portanto, registrar minha indignação quanto a esse abuso das lojas em querer transferir a taxa dos cartões a nós consumidores.
    Tem que ter um jeito de sanar essa situação encontrada em muitas lojas ainda.

  103. comprei um microondas da consul em uma loja aqui onde moro.comprei no meês de dezembro do ano passado e no mesmo mês o microondas parou de aquecer levei até a loja o vendedor da loja disse que a garantia era aqui na cidade levei até a assistencia demorou 30 dias peguei de volta mas mesmo assim o produto não estava fucionando normal mas fiquei com ele assim mesmo só que o mesmo problema voltou voltei até a loja falei com o gerente por que a assistencia não era mas aqui e ele mim passou o numero da assistencia que mim informou que terei que pagar do meu bolso pra mandar o produto até a assistencia ou pagar o técnico pra vir até minha casa quero saber o que devo fazer se devo procurar meus direitos? por favor mim mandem uma resposta para meu email.

  104. Olá, boa tarde!

    recentemente, comprei passagens aéreas para Porto Seguro pela empresa aérea TAM, tive problema para a data que comprei e tentei trocá-las ou obter crédito com a citada empresa, segundo a mesma, poderia fazer os dois, desde que pagasse uma multa que no final das contas ficaria mais cara que as próprias passagens compradas, e mais, como havia comprado as passagens para ida e volta, eu disse que, se fosse o caso, tentaria ir por outro meio e voltaria com a passagem comprada, o empregado dessa empresa disse que não poderia apenas voltar, mesmo com tudo pago. Estão corretos? Gostaria de saber sobre o código de defesa do consumidor neste caso.

    Obrigado.

    alex2332@gmail.com

    Alexandre Antunes

  105. Formei na faculdade Castelo Branco mas até hoje não recebi o meu histórico estou precisando muito dele, o que eu faço?

  106. Fiz um contrato com uma prestadora de serviços de banda larga de internet, com fidelidade de um ano, e já estou com sete meses de contrato. Sou funcionário público e fui transferido para uma outra cidade, e na cidade em que vou trabalhar eles não atendem. Mesmo assim terei que pagar a multa?
    A imobiliária em que alugava a minha casa me desobrigou dessa multa, será que a empresa de internet não poderia fazer o mesmo?!
    Desde já agradeço!

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